Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

PEC DOS PRECATÓRIOS

Rosa Weber indefere pedido de anulação da votação da PEC dos Precatórios

Publicado em: 09/11/2021 12:32

 (Foto: Ed Alves/CB/D.A Press)
Foto: Ed Alves/CB/D.A Press
A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber indeferiu, na manhã desta terça-feira (9/11), o pedido de suspensão do segundo turno da votação da PEC dos Precatórios. O apelo veio do PDT e de parlamentares da Câmara dos Deputados na semana passada.

No pedido, os deputados Alessandro Molon (PSB-RJ), Fernanda Melchionna (PSOL-RS), Joice Hasselmann (PSL-SP), Kim Kataguiri (DEM-SP), Marcelo Freixo (PSB-RJ), Vanderlei Macris (PSDB-SP), Rodrigo Maia (sem partido-RJ) e o PDT apontam ilegalidades quanto ao primeiro turno da votação. Entre os pontos estavam as emendas aglutinativas e votos de parlamentares no exterior por meio do sistema remoto.

A ministra entendeu que, devido ao princípio da separação dos Poderes, previsto no artigo 2º da Constituição Federal, não é dever do STF intervir em matérias de assunto interno da Casa Legislativa. “Em respeito ao princípio da separação dos Poderes, previsto no art. 2º da Constituição Federal, quando não caracterizado o desrespeito às normas constitucionais pertinentes ao processo legislativo, é defeso ao Poder Judiciário exercer o controle jurisdicional em relação à interpretação do sentido e do alcance de normas meramente regimentais das Casas Legislativas, por se tratar de matéria interna corporis”, disse.

Rosa Weber também destacou que a votação remota não fere princípio constitucional mesmo que a medida não esteja expressa na Carta Magna. De acordo com a ministra, na época da edição da Constituição, não havia a tecnologia atual para que pudesse ser escrita a possibilidade.

A ministra ainda afirmou que não há necessidade de mandado de segurança neste momento haja visto que a matéria não será promulgada assim que passar pelo segundo turno na Casa, pois ainda será analisada, em dois turnos, pelo Senado Federal. 
TAGS: pec | pec23 |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevistas com Alberto Feitosa (PSC), Márcia Horowitz e Andreia Rodrigues
Justiça por Beatriz: pais organizam peregrinação de 720 km para cobrar solução de assassinato
Pessoas que já tiveram covid podem adoecer novamente devido à ômicron
Reino Unido aprova mais um medicamento contra Covid-19
Grupo Diario de Pernambuco