Diario de Pernambuco
Busca

Recentes movimentações reforçam provável ida de Priscila Krause para o PSDB

Publicado em: 08/11/2021 20:48

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
Veterana no Democratas, a deputada estadual Priscila Krause (DEM) está prestes a desembarcar do partido ao qual é filiada desde a época em que ainda se chamava Partido da Frente Liberal (PFL). As expectativas giram em torno de uma provavél filiação de Priscila ao PSDB com o intuito de reforçar apoio à candidatura de Raquel Lyra (PSDB), prefeita de Caruaru, ao governo do estado. 

Como o Diario já cantara a pedra em setembro, Priscila Krause está de malas prontas para sair do DEM, partido ao qual é filiada desde os 16 anos. O assunto veio à tona após as movimentações entre DEM e PSL para a formação do novo partido União Brasil - o que teria desagradado a parlamentar - e da migração do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, para o Democratas. A vinda de Miguel inviabiliza o apoio do DEM a uma candidatura de Raquel Lyra - apoiada por Priscila - ao governo. O gestor sertanejo já lançoou sua pré-candidatura.
.
Há quem diga que a ida de Priscila Krause para o PSDB pode gerar uma formação de chapa entre a deputada e Raquel Lyra, mas parlamentares afirmam que a formação de uma chapa "puro sangue" enfraqueceria as possibilidades de vitória nas eleições de 2022. Também deputado estadual pelo DEM, Gustavo Gouveia, questionado sobre o assunto em entrevista ao Diario, disse que "ainda tem muita água pra rolar" e que não há definições.

"Supondo que Priscila (Krause) seja candidata à vice-governadora, por exemplo, ou senadora de Raquel (Lyra), ela tem que estar em um partido que agregue ao que já está lá. Uma chapa única pura está descartada, jamais ela sairia candidata dessa forma. Tem muita água para rolar ainda", avaliou. 

Posicionamento que converge com o da vereadora de Caruaru Perpetua Dantas (PSDB), que apesar de compor a ala oposicionista ao governo municipal, acredita ser "inviável" uma chapa entre Priscila e Raquel. "Se ela (Priscila Krause) vir seria uma chapa "puro sangue" e isso acho improvável até para a composição de uma chapa mais híbrida com deputados estaduais, federais", analisou a parlamentar. 

Outro episódio que reforça o rompimento de Priscila Krause com o DEM ocorreu neste final de semana, quando a deputada participou de um almoço, a convite do deputado estadual ÁLvaro Porto (PTB), na cidade de Canhotinho. Estiveram presente na oportunidade os tucanos, Bruno Araújo, presidente nacional do PSDB, Raquel Lyra, preisdente estadual do PSDB, e o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), que  é um dos nomes fortes colocados para compor uma chapa com Raquel Lyra para o governo do estado.

Com as movimentações dando sinais de rachas dentro da oposição, que de um lado aponta uma possível candidatura de Raquel Lyra, apoiada por Pricila e Anderson Ferreira, e do outro lado o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, a tese de que o grupo lançará mais de uma candidatura para concorrer o comando do Palácio do Campo das Princesas se fortalece. Mas aliados estão alertas sobre as consequências que tal cenário pode acarretar. 

"Eu acredito e tenho confiança que Miguel e Anderson vão enxergar que se não se juntarem a gente vai dar mais uma vez  o governo ao PSB", asseverou Gustavo Gouveia. 
 
De acordo com o Jornal do Commercio, ainda no fim de tarde desta segunda-feira a deputada Priscila Krause teria se reunido com o ex-ministro Mendonça Filho para informar o desligamento do partido. A reportagem entrou em contato com a assessoria de ambos mas a informação não foi confirmada.  A expectativa é que a parlamentar anuncie a saída da legenda nesta terça-feira.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL