Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

Novembro Negro: Câmara de Vereadores realiza 1º Seminário de Enfrentamento ao Racismo

Publicado em: 17/11/2021 16:37

 (Foto: Tom Cabral)
Foto: Tom Cabral
No mês em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, a Câmara Municipal do Recife realizará o I Seminário de Enfrentamento ao Racismo e Promoção de Igualdade Racial. Idealizado pela mandata da vereadora Dani Portela (Psol), em parceria com o Movimento Negro de Pernambuco, o evento acontecerá na próxima sexta-feira (19), a partir das 13h30, com entrada gratuita. A programação também contará com uma atividade cultural com a participação do Maracatu Nação Tupinambá e o Xirê da Rede de Articulação da Caminhada de Terreiros de Pernambuco
 
Buscando debater assuntos pautados pelo movimento negro, a primeira edição do seminário tem como tema  “O enfrentamento ao racismo não pode esperar: uma cidade melhor para o povo negro é uma cidade melhor para todo mundo”. Para a vereadora Dani Portela, a realização do evento é mais um passo importante dentro do Legislativo no enfrentamento ao racismo na cidade do Recife e alertou que ainda são necessárias mais iniciativas.

“Este ano tivemos avanços importantes na luta dentro do Legislativo, como a instalação da primeira Comissão Permanente de Enfrentamento ao Racismo da Igualdade Racial em todas as capitais do país", frisa. "Porém é preciso avançar ainda mais na luta antirracista para garantirmos a efetivação de políticas públicas para a população negra, que, sabemos, é a que mais sofre com o desemprego, a falta de acesso à educação e à saúde em nossa cidade”.  

A atividade que será realizada na Câmara Municipal do Recife, próxima sexta-feira, integra a programação do Novembro Negro e é um desdobramento das ações desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Racismo da mandata, que tem realizado reuniões periódicas desde o mês de março para o debate de temáticas relativas a população negra.

Confira a programação completa:

14h - Primeira mesa: Nem de bala, nem de fome e nem de Covid, o povo negro quer viver!

Mônica Oliveira (Articulação Negra de Pernambuco)

Yasmin Oliveira (Movimento Negro Evangélico)

João Pedro Simões - Coletivo de Negritude do Mandato do vereador Ivan Moraes

16h - Segunda mesa: Juventudes, religiosidade e educação: Um grito de resistência!

Rosilene Rodrigues (Conselho Municipal de Igualdade Racial)

Rejane Pereira (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Universidade Católica de Pernambuco)

Zé Vitor (Quilombo Marielle Franco)

17h30 - Atividade Cultural – Apresentações do Maracatu Nação Tupinambá e do Xirê da Rede de Articulação da Caminhada de Terreiros de Pernambuco
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Bruno Becker, da chapa Náutico Sustentável, divulga projetos para o Timbu
Unicap continua com as inscrições abertas para Vestibular 2022
Manhã na Clube: entrevista com o deputado estadual Romero Sales Filho (PTB)
Variante ômicron representa risco elevado para o planeta
Grupo Diario de Pernambuco