° / °

Política
COP26

Na ausência do Governo Federal, governadores se destacam em acordos na COP26

Publicado: 12/11/2021 às 18:24

/Foto: Divulgação

/Foto: Divulgação

Com a ausência do Governo Federal na Conferência Mundial do Clima, que provocou desconforto em diversas lideranças brasileiras e internacionais, o diálogo para iniciativas que envolvem o Brasil na agenda climática internacional abriu espaço para outros atores políticos, como governadores e alguns parlamentares, dialogando com entidades internacionais e países-chave para combater as mudanças climáticas, como a China, por exemplo. 

“A falta de compromisso com o tema sustentabilidade e preservação ambiental ficou clara desde o primeiro momento com o descaso com que esse momento da COP foi tratado. Pra piorar, o ministro do Meio Ambiente faz um discurso dizendo que onde há  Floresta, há pobreza. Essa visão é tudo que devemos combater. Preservação, neutralidade climática e, sobretudo, uma economia mais verde é o caminho para virarmos a chave dessa discussão”, avaliou o governador de Pernambuco, Paulo Câmara.

Paulo firmou contratos para ações de preservação e atração de investimentos em economia verde, acompanhado dos chefes do executivo dos estados do Pará, Hélder Barbalho; do Piauí, Wellington Dias; de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva; do Espírito Santo, Renato Casagrande; do Ceará, Camilo Santana; de São Paulo, João Dória; e do Mato Grosso, Mauro Mendes.

A principal agenda do pernambucano na captação de investimentos aconteceu na terça-feira (9), num encontro com o enviado especial da China à COP26, Xie Zhenhua, conhecido como a maior autoridade chinesa no tema meio ambiente. O representante do país asiático mostrou-se a par do potencial da Região Nordeste do Brasil e assegurou que apresentará as de negócios para investidores na China.

Em diálogo com o representante da União Europeia,  Carles Puigmarti, Paulo Câmara definiu um prazo para a conclusão do Plano Estadual de Descarbonização. O estudo, que deve ficar pronto até março de 2022, terá recursos da União Europeia para a contratar especialistas.

Em Glasgow o governador também anunciou, conforma já foi noticiado, um investimento de R$ 75 milhões para ações de reflorestamento, preservação de nascentes e tratamento de resíduos sólidos. Paulo Câmara ainda assinou a Declaração de Edimburgo, confirmou a meta de neutralidade de emissões de gases do efeito estufa até 2050 e determinou a divulgação do encontro internacional da Rede de Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI) para o próximo mês de março, no Recife.

Mais de Política