Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

GESTÃO MUNICIPAL

João Campos se reúne com conselho para discutir políticas públicas de desenvolvimento socioeconômico

Publicado em: 24/11/2021 17:18

 (Foto: Rômulo Chico/Diario de Pernambuco)
Foto: Rômulo Chico/Diario de Pernambuco
Na tarde desta quarta-feira (24), o prefeito do Recife, João Campos (PSB), esteve presente à sua primeira reunião do Conselho Estratégico de Desenvolvimento Econômico e Social do Recife (CEDES/Recife). O encontro, realizado no Mar Hotel, no bairro de Boa Viagem, teve o propósito de ouvir 53 Conselheiros Eméritos para discutir propostas de formulação de políticas públicas para a cidade. 

De acordo com João Campos, o CEDES “reúne representantes de diversos segmentos e áreas da cidade, que possibilita que a gente faça um debate sobre a cidade ouvindo aqueles que fazem a cidade”. 

Segundo o prefeito, o objetivo do conselho é “intensificar o canal de diálogo para acertar na governança”. “Só acerta quem escuta. Isso é um fórum de diálogo e discussão que faz parte da estratégia de participação social da nossa gestão”, afirmou o prefeito. 

O corpo de conselheiros designados no Diário Oficial do Município é composto por pessoas com inserção e forte representatividade na sociedade civil, representando diversos segmentos sociais. A Secretaria Executiva do CEDES tem como atribuições a deliberação de diretrizes e programas de ação do Conselho, elaborar propostas de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico e social. 

O conselho conta ainda com Câmaras Temáticas de funcionamento temporário e criação determinada pelo CEDES, para formular estudos e propostas sobre temas específicos, conforme o conselho julgue necessário. 

De acordo com João Campos, “a câmara que já é criada por decisão imediata é a de educação, entendendo que educação sempre será nossa prioridade e essa câmara é aberta no lançamento da discricionariedade do prefeito”. Ainda segundo o chefe do Executivo municipal, após esse momento de escuta, na próxima reunião já serão anunciadas as câmaras definidas para discussão aprofundada de temas setorizados. 

A primeira reunião foi liderada por Marcos Toscano, designado pelo prefeito João Campos como secretário executivo do CEDES, enquanto o secretário de Planejamento, Gestão e Transformação Digital, Felipe Martins, foi o responsável por apresentar o modelo de gestão e participação social e a proposta de Mapa da Estratégia 2021/2024 da Prefeitura do Recife. Ao final, o prefeito formalizou os primeiros encaminhamentos do Conselho, que voltará a se reunir dentro de seis meses.

Estavam presentes, ainda, a vice-prefeita, Isabella de Roldão (PDT), secretários municipais, como, por exemplo, o de Educação, Fred Amancio; os reitores Marcelo Carneiro, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), da Universidade de Pernambuco (UPE), Pedro Henrique de Barros Falcão, e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Gomes; o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido; e a presidente da Articulação e Movimento para Travestis e Transexuais de Pernambuco (Amotrans-PE), Chopelly Glaudystton, entre outros membros com atuação importante junto à sociedade.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Erupção de vulcão na ilha de Java deixou 34 mortos
Manhã na Clube: entrevistas com Teresa Leitão (PT/PE), Almir Mattias e Renata Berenguer
Laboratório anuncia teste para diferenciar o coronavírus da gripe A e B
Manhã na Clube: entrevistas com Alberto Feitosa (PSC), Márcia Horowitz e Andreia Rodrigues
Grupo Diario de Pernambuco