Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

ENEM 2021

Enem: Bolsonaro pede para trocar golpe por revolução de 1964 nas questões

Publicado em: 19/11/2021 10:52

 (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Nas vésperas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mais uma polêmica envolvendo a formulação da prova ronda o Ministério da Educação e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Segundo servidores, o presidente teria pedido ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, que usasse o termo revolução ao se referir ao golpe militar de 1964 nas questões da prova.

A mudança dos termos é um desejo de Bolsonaro para que o exame passe a 'ter a cara do governo'.

Há poucos dias da realização da primeira etapa do maior e principal exame brasileiro, o governo tem se envolvido em denúncias que apontam possíveis interferências no conteúdo da prova. O presidente e sua base também estão sendo denunciados por assédio moral contra servidores.

De acordo com integrantes do governo, o pedido de Jair Bolsonaro teria ocorrido ainda no primeiro semestre de 2021, quando a prova ainda estava sendo elaborada pelo MEC e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Segundo o próprio ministro, o pedido, no entanto, não foi levado adiante.

Ditadura Militar nas provas do Enem
Desde o primeiro ano de Bolsonaro no governo, em 2019, as provas do Enem não abordaram o período da ditadura militar. Na visão do presidente, capitão reformado do exército brasileiro, o golpe militar de 1964 foi, na verdade, uma revolução.

O termo vai na contramão das linhas de pesquisa historiográficas brasileiras e não condiz, inclusive, com o abordado pelos livros didáticos nas escolas - usados como base para os estudos dos candidatos.
TAGS: Bolsonaro | Enem | Inep | MEC |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevista com o deputado estadual Eriberto Medeiros (PP), presidente da Alepe
Unicap continua com as inscrições abertas para Vestibular 2022
Bruno Becker, da chapa Náutico Sustentável, divulga projetos para o Timbu
Manhã na Clube: entrevista com o deputado estadual Romero Sales Filho (PTB)
Grupo Diario de Pernambuco