Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

ELEIÇÕES

Celso Pastore afirma que auxílio emergencial foi pago para muita gente

Publicado em: 18/11/2021 21:51

 (Foto: Marcos Oliveira)
Foto: Marcos Oliveira
O ex-presidente do Banco Central Affonso Celso Pastore afirmou que o auxílio emergencial de R$ 600 pagos pelo governo Bolsonaro foi destinado a 'muito mais gente do que deveria', o que seria um equívoco da gestão. Pastore foi apresentado recentemente como assessor de Sergio Moro na área econômica para a candidatura do ex-juiz da Lava Jato ao Palácio do Planalto em 2022.

"Em um país que é avaliado por um economista que é o criador do Bolsa Família, chamado Ricardo Paes de Barros, que estima a pobreza absoluta no país, olhando por cima, em algo como 25 milhões de habitantes, foi dado os R$ 600 para 66 milhões de pessoas. Quer dizer, tinha gente que não tinha que receber", afirmou Pastore.

O ex-presidente do BC participou, remotamente, de uma audiência pública na Câmara dos Deputados. Pastore criticou a tentativa do governo e aliados no Congresso em aprovar a PEC dos Precatórios, conhecida por opositores como "PEC do calote". Segundo ele, a tentativa de conseguir folga orçamentária é "clientelismo político de péssima qualidade". 

Emendas do relator
Pastore ainda comparou o gasto em relação ao PIB de outros países desenvolvidos durante a crise da Covid-19. Disse ser um exemplo de "gasto malfeito, de um erro de dimensionamento para aquilo que o governo podia gastar".

O assessor de Moro na área econômica disse ter ressalvas com relação ao modelo brasileiro de teto de gastos, devido a um 'excesso de rigidez' no mecanismo de controle financeiro.

Ele também criticou o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP/AL). "Do mesmo jeito que está sendo feita agora (gasto além do necessário), tem emenda de relator que está mandando dinheiro para deputado cujo pai é prefeito em Alagoas". O pai de Arthur Lira, o ex-senador Benedito de Lira, é prefeito de Barra de São Miguel.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevista com o deputado estadual Eriberto Medeiros (PP), presidente da Alepe
Unicap continua com as inscrições abertas para Vestibular 2022
Bruno Becker, da chapa Náutico Sustentável, divulga projetos para o Timbu
Manhã na Clube: entrevista com o deputado estadual Romero Sales Filho (PTB)
Grupo Diario de Pernambuco