Diario de Pernambuco
Busca

ELEIÇÕES 2022

Raquel Lyra e Anderson Ferreira anunciam agenda para compor um projeto político

Publicado em: 28/10/2021 18:04

 (Foto: Rômulo Chico/Esp. Diario de Pernambuco)
Foto: Rômulo Chico/Esp. Diario de Pernambuco
A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), esteve no Recife nesta quinta-feira (25) participando de um evento de lançamento do Movimento Levanta Pernambuco, aliança dos partidos de oposição PSC, Cidadania, PL e PSDB, ao lado do prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL) e outras lideranças, como o ex-governador João Lyra Neto (PSDB), o senador Armando Monteiro (PTB), dos deputados federais André Ferreira (PSC) e Daniel Coelho (PSDB). 

Miguel Coelho (DEM), pré-candidato ao Governo de Pernambuco que também está no campo da oposição à Frente Popular, não estava presente, fato que reforça os questionamentos acerca de uma divisão no grupo oposicionista, que pode levar a um cenário com mais de uma chapa na oposição, e aponta para um possível isolamento do Democrata.

O evento foi realizado com o objetivo de apresentar dados compilados pelo grupo a respeito da situação socioeconômica de Pernambuco, apresentados pelo professor e economista Sérgio Buarque, que ao final de sua apresentação também apresentou potencialidades e “gargalos” no desenvolvimento de Pernambuco. 

Raquel e Anderson também anunciaram que farão viagens, percorrendo todas as regiões do estado, para discutir a situação de Pernambuco com outros líderes políticos e com a sociedade, para buscar soluções e compor um programa de governo. A definição dos nomes que estarão nas urnas em 2022, no entanto, deve ficar ainda para o próximo ano. 

Por enquanto, os membros do Movimento Levanta Pernambuco fazem questão de reforçar que a construção de um projeto político para o estado que não seja personalista, focando primeiro nas ideias e depois na decisão dos nomes de quem estará na corrida eleitoral para o Palácio do Campo das Princesas. 

“A ideia é que a gente faça discussões temáticas que possam dialogar com os problemas principais do nosso estado. Vamos caminhar em todas as regiões conversando com todos, com as lideranças políticas, comunidade e população. Se os problemas são locais, as soluções também precisam ser colocadas localmente”, disse a prefeita de Caruaru ao lado de Anderson Ferreira. 

Questionada sobre a possibilidade da formação de uma chapa com Anderson, ela afirmou que o movimento foi feito para discutir um projeto antes de nomes, e que é necessário percorrer o estado. “O nome que vai aparecer ao longo do processo para representar esse projeto vai sair ano que vem, não temos ansiedade com isso (...) qualquer resposta dada agora corre o risco de não se confirmar lá na frente”, disse Raquel.

O prefeito de Jaboatão dos Guararapes disse ser preciso identificar as necessidades da população para elaborar “um projeto concreto que possa enxergar soluções a curto prazo para o início de um novo governo. Ele também afirmou que tem certeza que, de dentro do movimento que está iniciando ao lado de Raquel e outras lideranças, sairá “o futuro governador de Pernambuco”.  

André Ferreira (PSC), deputado e irmão de Anderson, disse que o grupo está discutindo projetos, não nomes, e que o grupo “sente na ponta quando viaja pelo interior, pelo Recife, em todo o estado” a situação econômica desfavorável que faz crescer o desemprego e prejudica a economia do estado. “A gente fica triste, mas com esperança de que começamos um projeto para resgatar a auto-estima do pernambucano. Quero parabenizar todo esse conjunto”, disse o parlamentar.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL