Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

DEMOCRACIA

PGR diz ao STF que Bolsonaro iniciou organização dos atos de 7 de Setembro

Publicado em: 01/10/2021 13:10

 (crédito: PAULO LOPES/AFP)
crédito: PAULO LOPES/AFP
Subprocuradora-geral da República, Lindôra Araújo afirmou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o presidente Jair Bolsonaro foi o responsável por insuflar apoiadores para os atos de Sete de Setembro, que tinham no escopo pautas antidemocráticas, como a derrubada do Supremo e intervenção militar.

A informação foi enviada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em 4 de setembro. No documento, Lindôra citava uma entrevista em que Bolsonaro falava sobre realizar um “contragolpe” a decisões contrárias ao governo federal. O próprio presidente participou do ato e fez ameaças veladas à Corte Suprema.

Como resultado, Bolsonaro se viu isolado e, no dia 9 de setembro, pediu socorro ao ex-presidente Michel Temer, que fez redigiu a “carta à Nação”, em que o mandatário se retratou e pediu desculpas ao STF e até ao ministro Alexandre de Moraes.

O documento tratava ainda da apuração do financiamento e a organização das manifestações e pedia o bloqueio de contas da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) e da Associação Brasileira de Produtores de Soja (Aprosoja Brasil). O ministro Alexandre de Moraes acatou o pedido e determinou o bloqueio.

A associação de Mato Grosso declarou apoio ao presidente, publicando, inclusive, vídeos em seu canal no YouTube. Já a Aprosoja Brasil afirmou que não se posicionou, mas deixou os associados livres para fazê-lo.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Uso de máscara em locais abertos deixa de ser obrigatório no Rio
Manhã na Clube: entrevistas com o vereador Romero Jatobá (PSB), dr. Sérgio Paulo e Jaqueline Araújo
CPI aprova relatório que pede indiciamento de Bolsonaro
Manhã na Clube: entrevistas com Raul Henry, Gustavo Frigieiri e Vânia Besse
Grupo Diario de Pernambuco