Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

CPI DA COVID

Humberto Costa aponta Conselho Federal de Medicina como responsável por difusão do kit Covid

Publicado em: 06/10/2021 14:30 | Atualizado em: 06/10/2021 14:35

 (crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado)
crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Durante depoimento do presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Paulo Rebello, à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, nesta quarta-feira (6), o senador Humberto Costa (PT-PE) responsabilizou o Conselho Federal de Medicina (CFM) por “falácia” sobre a autonomia médica. Segundo o petista, o médico tem autonomia para selecionar entre medicamentos pré-determinados, mas “ele não tem autonomia para prescrever veneno”.

“Eu vou ficar doente, é capaz de eu ter um infarto por não ter tido oportunidade de colocar aí o presidente do CFM. Porque foram eles os responsáveis para vender essa ideia falsa de que era um problema de autonomia médica. Não é. O médico tem autonomia, entre dois, três, quatro, 10 medicamentos que estão indicados para o caso. Mas ele não tem autonomia para prescrever veneno e o que não serve para determinada doença. Uma coisa que não tem comprovação científica”, afirmou.

Humberto Costa também cobrou de Paulo Rebello justificativa sobre a inação da ANS em relação a casos relacionados à Prevent Senior. Outro ponto abordado pelo petista foi sobre o presidente da República, Jair Bolsonaro, não ter nomeado diretores para a agência, que contém uma série de diretores substitutos em seu quadro.

O senador afirmou ainda que a agência foi omissa em uma série de casos em meio à pandemia, uma vez que ela é a responsável por fiscalizar a prestação de serviços. O petista citou também a demora para que a ANS iniciasse as investigações sobre a Prevent e afirmou que as ações tomadas nos últimos dias só foram feitas após revelações na CPI.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Destaque do Náutico, meia Jean Carlos completa 100 jogos com a camisa alvirrubra
Baixas na equipe de Guedes
Trump anuncia planos para lançar nova rede social
Manhã na Clube: entrevistas com Teresa Leitão (PT), Fernandes Arteiro e José Teles
Grupo Diario de Pernambuco