Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

CPI DA COVID

Ex-beneficiário acusa Prevent Senior de 'eliminar pacientes de alto custo'

Publicado em: 07/10/2021 13:12

 (crédito: Pedro França/Agência Senado)
crédito: Pedro França/Agência Senado
"Sou testemunha viva da política criminosa dessa corporação e de seus dirigentes", disse, nesta quinta-feira (7), em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, Tadeu Frederico Andrade, ex-beneficiário da operadora de plano de saúde Prevent Senior, a quem ele acusa de "eliminar pacientes de alto custo".

Andrade foi atendido pelo plano de saúde quando estava com Covid-19. Ficou 120 dias internado e chegou a ser entubado. Segundo relatou aos senadores, a equipe médica decidiu retirá-lo da UTI e encaminhá-lo ao chamado tratamento paliativo, destinado a pacientes que já não reuniam condições de sobrevivência. Andrade contou, porém, que tinha condições de sobreviver e que sua família impediu que ele fosse retirado da unidade de tratamento intensivo.

A CPI reuniu evidências de que o encaminhamento de pacientes aos cuidados paliativos era uma estratégia para redução de custos da Prevent Senior.

Durante o depoimento, Andrade disse ainda que encaminhou denúncia contra a empresa ao Ministério Público. 

O operadora de saúde entrou na mira da CPI após denúncias de que os médicos eram obrigados a receitar aos pacientes com Covid-19 medicamentos sem eficácia comprovada contra a doença, como a hidroxicloroquina. Na maioria das vezes, as famílias não eram consultadas.

A Prevent Senior também é acusada de retirar a citação à Covid-19 das certidões de óbito de pacientes. A medida seria para omitir a ineficácia dos remédios receitados aos pacientes.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevistas com Sileno Guedes e com a nutricionista Joyce Alencastro
CPI da Pandemia chega ao final com homenagens às vítimas da Covid
Manhã na Clube: ex-ministro Roberto Freire, dr. Cláudio Falcão e o advogado Pedro Avelino
Chama dos Jogos de Inverno é acesa
Grupo Diario de Pernambuco