Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

MANIFESTAÇÕES

Partidos se manifestam contra ruptura institucional no 7 de setembro

Publicado em: 06/09/2021 13:29 | Atualizado em: 06/09/2021 14:12

 (foto: Marcos Corrêa/PR)
foto: Marcos Corrêa/PR
Às vésperas das manifestações marcadas para o 7 de Setembro, Dia da Independência, partidos políticos se unem para combater as ameaças à democracia e à Constituição Brasileira. A organização Direitos Já! divulgou nesta segunda-feira (6) manifesto criticando o posicionamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em inflamar o discurso contra os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Nos últimos dias, o presidente intensificou as declarações contra o poder Judiciário e disse que cada um dos três poderes precisa "enquadrar" aqueles que não respeitarem a Constituição, "sob risco de ruptura".

%u201CSe no STF alguém ousa continuar agindo fora das quatro linhas da Constituição, aquele poder tem que chamá-lo e enquadrá-lo, lembrando que ele fez um juramento. Se assim não ocorrer em qualquer um dos três poderes, a tendência é ocorrer uma ruptura, ruptura essa que eu não quero nem desejo, tenho certeza que nem o povo brasileiro assim o quer", disse Bolsonaro.

Por isso, manifestos têm sido publicados em defesa da democracia. Desta vez, o Direitos Já!, formado pelo PDT, MDB, PSB, PCdoB, PSOL, PSL, PT, PSDB, PV, Rede, Podemos, Solidariedade, Cidadania, PL, DEM e PSD, além de organizações da sociedade civil e 10 mil cidadãos, criticam a motivação da manifestação, convocada por Bolsonaro.

No texto, eles afirmam que o presidente "encena uma crise política, com atos de golpismo explícito, para desviar a atenção do desemprego que grassa; da fome que campeia; da grave devastação ambiental, que acelera a crise hídrica e energética; e da inflação, já definitivamente em ascensão".

O grupo pede aos grupos que forem às ruas manifestar que seja feito de "modo ordeiro".
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Combate à gordofobia vira lei no Recife
Medicamento contra Covid-19 é recomendado pela OMS
Manhã na Clube: José Queiroz (PDT), Kleiton Boschi, Clarissa de França e Cristina Pires
Skate feminino decola no Brasil após Olimpíadas
Grupo Diario de Pernambuco