Diario de Pernambuco
Busca

PESQUISA

Maioria da população não confia nas declarações de Bolsonaro, diz Datafolha

Publicado em: 17/09/2021 15:39

 (foto: Reprodução)
foto: Reprodução
A maioria da população desconfia sempre das declarações feitas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), segundo pesquisa divulgada pelo Datafolha. O resultado do levantamento mostra que 57% dos entrevistados dizem nunca confiar no que é dito por ele, contra 15% que afirmaram sempre confiar. Já 28% responderam que às vezes confiam.
 
Foram ouvidas 3.667 pessoas, presencialmente, em todo o Brasil, entre 13 e 15 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

O índice de desconfiança em relação às declarações do presidente, numericamente, é o mais alto registrado pelo instituto neste mandato.

A descrença em relação às falas é maior entre as mulheres do que entre os homens - 61% a 52% - e entre entrevistados que vivem no Nordeste - 66%.

Porém, a taxa negativa cai entre os entrevistados com renda mais alta. Para aqueles que têm renda familiar de cinco a dez salários mínimos, o índice fica em 48%. Já os com renda familiar superior a dez salários mínimos que sempre confiam nas declarações somam 26%.

Entre os eleitores que afirmam votar pela reeleição de Bolsonaro em 2022, a taxa de confiança atinge 50% ou mais, dependendo do cenário eleitoral pesquisado.

Um dos segmentos que menos acreditam na veracidade das declarações do presidente é o que vê "muita chance" de um golpe de estado no país. Entre esses entrevistados, a desconfiança no que é dito por Bolsonaro chega a 85%.

Números crescentes e declarações polêmicas

Segundo o instituto, na pesquisa anterior, feita em julho, a taxa de desconfiança estava em 55%. Em maio, o índice era de 50%. A alta é observada desde dezembro passado, quando a resposta "às vezes" chegou a superar numericamente o índice negativo - 39% a 37% na ocasião.

Desde o último levantamento, Bolsonaro aumentou as declarações com teor golpistas e de ataque a outros poderes.

O presidente já deu declarações contrárias à vacinação contra Covid-19, fez críticas aos parceiros comerciais do Brasil, além de se posicionar contra o sistema eletrônico de votação.

Durante uma das lives semanais, no fim de julho, ao lado de um militar apresentado apenas como "analista de inteligência", o presidente apresentou o que chamava de provas de fraudes nas eleições.

Mas, as alegações eram apenas teorias que circulam há anos na internet sobre as urnas eletrônicas e que foram desmentidas pelo TSE.

Depois da derrota da proposta do voto impresso na Câmara, em 10 de agosto, Bolsonaro voltou sua mira contra o Supremo Tribunal Federal, em especial com críticas aos ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL