Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

JUDICIÁRIO

Justiça Federal nega transferência de investigação do Instituto Lula

Publicado em: 03/09/2021 18:29 | Atualizado em: 03/09/2021 18:33

 (Foto: Ricardo Stuckert/PT/Reprodução)
Foto: Ricardo Stuckert/PT/Reprodução
A 10ª Vara da Justiça Federal em Brasília negou, nesta sexta-feira (3), a transferência para São Paulo da ação penal que investiga as quatro doações, nos valores de R$ 1 milhão cada, da Odebrecht para o Instituto Lula. O pedido foi realizado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O juiz Ricardo Leite negou a transferência afirmando que a decisão sobre a competência do tribunal foi delegada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em abril. Portanto, a justiça de Brasília não teria poderes para reavaliar a decisão da instância superior.

Na decisão, Leite argumenta que, mesmo que as assinaturas sobre o crime de lavagem de dinheiro tenham sido realizadas em São Paulo, houve desdobramentos fora da área da jurisdição paulista.

"Os crimes antecedentes são os de corrupção passiva e ativa, consumados nesta capital federal, cuja pena máxima é maior do que a do delito de lavagem de capitais, o que reforça o entendimento sobre a competência desta Seção Judiciária do Distrito Federal para o processamento da referida ação penal”, escreveu na decisão.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Combate à gordofobia vira lei no Recife
Medicamento contra Covid-19 é recomendado pela OMS
Manhã na Clube: José Queiroz (PDT), Kleiton Boschi, Clarissa de França e Cristina Pires
Skate feminino decola no Brasil após Olimpíadas
Grupo Diario de Pernambuco