Política
NARRATIVAS FALSAS E MESSIÂNICAS
Fux dá recado à população: 'Atenção com falsos profetas do patriotismo'
Publicado: 08/09/2021 às 15:53

/foto: Tv Justiça/Reprodução
Um dia depois de o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) discursar contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e contra os ministros Alexandre de Moraes e Luis Roberto Barroso, o chefe do Pode Judiciário, Luiz Fux, alertou a população para discursos considerados “patriotas”.
De acordo com o magistrado, tem sido cada vez mais comum que alguns movimentos invoquem a democracia como pretexto para a promoção de ideais antidemocráticos.
“Estejamos atentos a esses falsos profetas do patriotismo, que ignoram que democracias verdadeiras não admitem que se coloque o povo contra o povo — ou o povo contra as suas instituições”, afirmou.
Ainda segundo o presidente do STF, quem promove discursos “do nós contra eles”, não está propagando a democracia, mas, sim, a “política do caos”. “Em verdade, a democracia é o discurso do um por todos, e todos por um, respeitadas as nossas diferenças e complexidades.”
“Povo brasileiro, não caia na tentação de narrativas falsas e messiânicas que criam falsos inimigos da nação. Mais do que nunca, o nosso tempo requer respeito aos poderes constituídos. O verdadeiro patriota não fecha os olhos para os problemas reais e urgentes do país. Pelo contrário: procura enfrentá-los, tal como um incansável artesão tecendo consensos mínimos entre os grupos que, naturalmente, pensam diferente. Só assim, é possível pacificar e revigorar uma nação inteira”, disse.
Últimas

Mais Lidas
