Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

NARRATIVAS FALSAS E MESSIÂNICAS

Fux dá recado à população: 'Atenção com falsos profetas do patriotismo'

Publicado em: 08/09/2021 15:53

 (foto: Tv Justiça/Reprodução)
foto: Tv Justiça/Reprodução
Um dia depois de o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) discursar contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e contra os ministros Alexandre de Moraes e Luis Roberto Barroso, o chefe do Pode Judiciário, Luiz Fux, alertou a população para discursos considerados “patriotas”.
 
De acordo com o magistrado, tem sido cada vez mais comum que alguns movimentos invoquem a democracia como pretexto para a promoção de ideais antidemocráticos.

“Estejamos atentos a esses falsos profetas do patriotismo, que ignoram que democracias verdadeiras não admitem que se coloque o povo contra o povo — ou o povo contra as suas instituições”, afirmou.

Ainda segundo o presidente do STF, quem promove discursos “do nós contra eles”, não está propagando a democracia, mas, sim, a “política do caos”. “Em verdade, a democracia é o discurso do um por todos, e todos por um, respeitadas as nossas diferenças e complexidades.”

“Povo brasileiro, não caia na tentação de narrativas falsas e messiânicas que criam falsos inimigos da nação. Mais do que nunca, o nosso tempo requer respeito aos poderes constituídos. O verdadeiro patriota não fecha os olhos para os problemas reais e urgentes do país. Pelo contrário: procura enfrentá-los, tal como um incansável artesão tecendo consensos mínimos entre os grupos que, naturalmente, pensam diferente. Só assim, é possível pacificar e revigorar uma nação inteira”, disse.
TAGS: patriotismo | fux |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
As mães em plena pandemia: casal paulista adota cinco irmãos de Serra Talhada
Bolsonaro aumenta IOF para custear novo Bolsa Família
Surto de Covid-19 obriga Presidente da Rússia a ficar em isolamento
Manhã na Clube: entrevistas com o deputado Eduardo da Fonte (PP), Elias Paim e Diego Martins
Grupo Diario de Pernambuco