Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

DIREITO DOS ANIMAIS

Câmara aprova projeto que proíbe eutanásia de animais de rua pelo poder público

Publicado em: 30/09/2021 16:03

 (crédito: Breno Esaki)
crédito: Breno Esaki
Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (30), projeto de lei que proíbe eutanásia (morte indolor) de cães e gatos de rua por órgãos de zoonoses, canis públicos e similares. Agora, o documento segue para sanção presidencial.

De autoria do deputado Ricardo Izar (PP-SP), o PL 17/2017 valida apenas a eutanásia em animais com doenças graves ou enfermidades infectocontagiosas incuráveis com risco à saúde humana.

Conforme a proposta, será necessário laudo técnico de órgãos competentes a prática da eutanásia. Entidades de proteção animal poderão ter acesso irrestrito à documentação que comprove a legalidade do procedimento.

O Senado aprovou o projeto em dezembro de 2019. A emenda inserida pelo Senado e aprovada por deputados retira trechos que versam sobre os meios de controle de natalidade. Além disso, o documento ainda repete o que já está previsto na Lei 13.426/17 (Política de natalidade de cães e gatos).

A emenda suprimiu do texto a possibilidade de realização de convênios com ONGs para incentivar a adoção dos bichos. Outro item retirado foi o que previa a esterilização ser feita apenas por médico veterinário.

A Presidência da República terá o prazo de 15 dias úteis para sancionar ou vetar o projeto.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevistas com Teresa Leitão (PT), Fernandes Arteiro e José Teles
CPI da Pandemia recomenda indiciamento de Bolsonaro
Manhã na Clube: entrevistas com Sileno Guedes e com a nutricionista Joyce Alencastro
CPI da Pandemia chega ao final com homenagens às vítimas da Covid
Grupo Diario de Pernambuco