Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

CPI DA COVID

Omar Aziz sobre Santana: 'Ele era lobista dentro do Ministério da Saúde'

Publicado em: 26/08/2021 13:10

 (foto: Agência Senado/Reprodução)
foto: Agência Senado/Reprodução
O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, Omar Aziz (PSD-AM), acusou o empresário José Ricardo Santana de ser "lobista no Ministério da Saúde", durante a sessão desta quinta-feira (26). 
 
A declaração do senador foi dada após o depoente, que é é ex-secretário-executivo da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), órgão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), afirmar que pediu exoneração do cargo, em 23 de março de 2020, por vontade própria, para trabalhar informalmente na pasta federal.

Segundo o empresário, depois de deixar a Anvisa, ele foi convidado para fazer parte da equipe do Ministério da Saúde pelo ex-diretor de logística Roberto Dias, sem receber alguma remuneração.

Os parlamentares apontaram que a informação, confirmada por Santana, mostra contradições com o depoimento de Dias à CPI, que disse se lembrar do empresário apenas na época em que  ele atuava na Anvisa.
 
"Um cara, para pedir exoneração do cargo, ou tem muito dinheiro, ganhou na loteria, ou ofereceram para ele uma coisa muito melhor. Por que vai sair do emprego que estava nomeado e sem nenhum problema?", questiona Omar Aziz.

"Não tem trabalho informal em um órgão. Ele era lobista dentro do Ministério da Saúde. Foi levado para lá para fazer lobby", completou o senador.

Questionado pelos senadores, José Santana ainda afirma que não se lembrava da quantia mensal recebida quando era funcionário da Anvisa. Porém, a senadora Simone Tebet (MDB-MS), em apuração da informação, afirma que ele tinha salário líquido de R$ 20 mil na entidade.

“Ninguém abre mão do salário, ainda mais em tempos de crise, quando não se acha emprego por aí”, ressaltou Omar.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Após erupção do vulcão Cumbre Vieja, especialistas temem gases tóxicos
Manhã na Clube: Lucas Ramos (Sec. de Ciência e Inovação de Pernambuco) e dr. Catarina Ventura
Na ONU, Bolsonaro diz ser contra passaporte sanitário
Manhã na Clube: Augusto Coutinho, Laurice Siqueira, Frederico Preuss Duarte e Kaio Maniçoba
Grupo Diario de Pernambuco