Diario de Pernambuco
Busca

VISITA

Lula visita assentamento do MST, em Moreno: 'Trabalho milagroso da agricultura familiar'

Publicado em: 16/08/2021 15:09 | Atualizado em: 16/08/2021 16:06

 (Arnaldo Sete (@arnaldosete) / DP Foto)
Arnaldo Sete (@arnaldosete) / DP Foto

Lula iniciou sua segunda-feira com uma visita ao assentamento Che Guevara do MST, em Moreno, para acompanhar a campanha “Mãos Solidárias”, que estará doando 15 toneladas de alimentos pelo Recife. O petista ressaltou seu apoio aos pequenos e médios produtores e parabenizou os trabalhadores rurais pela iniciativa. “O povo brasileiro haverá de reconhecer o trabalho milagroso da agricultura familiar”, disparou.

Para o presidente, um dos erros do governo atual é valorizar mais os grandes exportadores do que o pequeno e o médio. “O grande exportador não come o que produz de alimento, quem produz o que vai para a mesa dele é o pequeno e médio produtor rural brasileiro. É essa gente que a gente tem que valorizar”, comentou. “Esse gesto de vocês é inesquecível, mostra o que os trabalhadores, quando têm o mínimo de ajuda, são capazes de fazer pelo país”, assinalou Lula.

O ex-presidente relembrou os seus tempos de governo, quando tinha como prioridade erradicar a fome do país, e lamentou a situação atual do Brasil. "Não existe nenhuma explicação para que tenha tanta gente passando fome no nosso país. Aqui no Brasil, tínhamos acabado com a fome em 2014, reconhecido pela ONU”, explicou. “O Brasil não merece sofrer o que está sofrendo”, ponderou.

 

 (Ricardo Stuckert)
Ricardo Stuckert

 

“A visita é uma sinalização de que Lula, em um futuro governo, Lula vai dar total prioridade para a segurança alimentar”, disparou o senador Humberto Costa, que está acompanhando as agendas pernambucanas do ex-presidente. “O simbolismo da visita é muito grande, principalmente por estarmos vivendo um momento difícil para a população”, explicou. A deputada Teresa Leitão concordou com o senador, afirmando que esta seria a agenda mais simbólica de Lula no Nordeste. “É a mais significativa. O que o MST faz é um trabalho absolutamente integrado com a política de Lula, ele está muito feliz de estar nessa agenda. É uma identidade muito íntima”, comentou.

Não era somente o Lula que estava feliz com essa agenda, o representante do PT em Moreno, João do PT, afirmou que os nervos no assentamento estavam acirrados. “Todo mundo muito ansioso, é a primeira vez que Lula chega em Moreno”, comentou. De acordo com João, a última vez que o município recebeu uma liderança nacional, foi na época do império brasileiro. “Hoje é o segundo momento em que uma segunda liderança nacional visita nossa cidade”, comentou. “A expectativa é o projeto de um Brasil melhor junto com a classe trabalhadora, com a segurança alimentar e a reforma agrária”, acrescentou Cida Silva, do diretório nacional do MST.


Diversas lideranças petistas marcaram presença no assentamento. Além de Humberto Costa e Teresa Leitão, estavam presentes no local a presidenta do partido, Gleisi Hoffmann, os deputados federais Marília Arraes e Carlos Vera, o presidente estadual do partido, Doriel Barros, o deputado estadual João Paulo e o deputado federal do Ceará, Guimarães.


Eleições 2022

O ex-presidente também falou sobre a questão das eleições presidenciais, afirmando que não se tratava de uma “briga eleitoral”. “É uma briga pela recuperação da soberania desse país. A coisa mais forte da soberania do país é ele ter um presidente que tome conta do seu povo”, cravou o ex-presidente.

Maracatu

O petista teve um primeiro momento reservado no assentamento, onde tomou água de coco, conversou com alguns trabalhadores e plantou uma Baobá na propriedade. Depois foi recebido pelo restante do grupo com uma performance do grupo Maracatu Baque Solto Leão de Ouro. O ex-presidente afirmou ter sido uma surpresa que alegrou o seu dia. “Fazia tempo que eu não via o maracatu”, comentou.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL