Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

CPI DA COVID

Servidora que autorizou compra da Covaxin depõe na CPI da Covid

Publicado em: 06/07/2021 10:20

 (Foto: Reprodução/TV Senado)
Foto: Reprodução/TV Senado
A servidora do ministério da saúde Regina Célia Silva Oliveira depõe na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid nesta terça-feira (6/7). Ela é apontada como a responsável pela autorização de compra da vacina indiana Covaxin, mesmo após alertas de irregularidades no contrato.

O depoimento de Regina Célia é um desdobramento da declaração dos irmãos Miranda feita na comissão no dia 25 de junho. Segundo o deputado Luís Miranda e seu irmão, o servidor do Ministério da saúde Luís Ricardo, Regina era a fiscal do contrato com a Bharat Biotech, empresa indiana que desenvolveu a vacina, e fazia "pressão atípica" pela liberação do imunizante Covaxin.

O deputado Luis Miranda relatou que levou o caso ao presidente Jair Bolsonaro. Segundo Miranda, Bolsonaro teria demonstrado conhecimento das pressões em favor da Covaxin e afirmado que o responsável era o deputado Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo na Câmara. Barros era ministro da Saúde quando Regina Célia foi nomeada, em 2018, para uma função na Secretaria de Vigilância em Saúde, onde está lotada hoje. A servidora já havia passado por outras lotações no Ministério da Saúde desde 2006.

Os pedidos pela convocação da servidora foram apresentados pelos senadores Humberto Costa (PT-PE) e Alessandro Vieira (Cidadania-SE). Para Humberto, ouvir Regina Célia será “fundamental para esclarecer as suspeitas de corrupção” em torno do contrato da Covaxin.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevistas com o prefeito João Campos (PSB) e o governador Paulo Câmara (PSB)
De origem humilde, potiguar Ítalo Ferreira é o primeiro ouro do Brasil em Tóquio
Manhã na Clube: entrevistas com Ubiracé Elihimas e Frederico Belfort
Manhã na Clube: entrevista com o médico geriatra Marcelo Cabral
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco