Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

CPI DA COVID

Renan Calheiros diz que convocação de Guedes na CPI é 'imprescindível'

Publicado em: 19/07/2021 21:50

 (Ministro da Economia, Paulo Guedes, e relator da CPI da Covid, Renan Calheiros. Foto: AFP/Agência Senado)
Ministro da Economia, Paulo Guedes, e relator da CPI da Covid, Renan Calheiros. Foto: AFP/Agência Senado
O ministro da Economia, Paulo Guedes, deve ser convocado a prestar depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid no Senado Federal. Isso porque integrantes do colegiado receberam documentos na última semana revelando que a pasta não consultou o Ministério da Saúde sobre a situação da pandemia no país para planejar a situação econômica de 2021.

O documento foi assinado pelo secretário de Política Econômica (SPE), Adolfo Sachsida, no qual ele admite que não consultou o Ministério da Saúde para planejar a compra de vacinas e a extensão do auxílio emergencial.

Renan Calheiros, relator da CPI, afirmou que é necessário esclarecer o planejamento financeiro do país para lidar com a pandemia. “É uma providência natural que a CPI convoque Guedes. A falta de planejamento é, na verdade, uma consequência do agravamento da pandemia no Brasil. É importante convidá-lo para resolver efetivamente o problema do ponto de vista orçamentário”, disse em entrevista ao site "Metrópoles".

Porém, o senador não culpa a pasta pela demora na compra de imunizantes para o país e atribui isto ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). “O Congresso disponibilizou um crédito de R$ 20 bilhões para a compra de imunizantes, mas Bolsonaro duvidava da eficácia deles e não os comprou na hora certa, agravando o número de mortes”, afirmou.

Até o momento, a CPI tem dois requerimentos para a convocação de Paulo Guedes. Os pedidos partiram dos senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da comissão, e Humberto Costa (PT-PE), além de um pedido para convocar Sachsida.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevistas com o prefeito João Campos (PSB) e o governador Paulo Câmara (PSB)
De origem humilde, potiguar Ítalo Ferreira é o primeiro ouro do Brasil em Tóquio
Manhã na Clube: entrevistas com Ubiracé Elihimas e Frederico Belfort
Manhã na Clube: entrevista com o médico geriatra Marcelo Cabral
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco