Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

PROJETO

Quatro regiões do Estado no foco do 3º encontro Fala Pernambuco

Publicado em: 15/07/2021 08:35

Empreendedora cultural de Triunfo,  Elis Almeida (Foto: Evane Manço / Alepe)
Empreendedora cultural de Triunfo, Elis Almeida (Foto: Evane Manço / Alepe)
O projeto “Fala Pernambuco”, uma parceria da Assembleia Legislativa com o SEBRAE, realizou nesta quarta-feira (7) seu 3º encontro para ouvir as demandas de regiões como Sertão Central, Pajeú, Moxotó e Itaparica. Os apelos dos representantes regionais se concentraram em ações nas áreas de infraestrutura, desburocratização e incentivo ao empreendedorismo.

Ao destacar a importância do turismo, a empreendedora cultural da cidade de Triunfo, Elis Almeida, ressaltou a necessidade de melhoria em estradas, fornecimento de água e oferta de serviços públicos. Ela chamou a atenção para a falta de segurança dos turistas que lidam com estradas ruins e mal sinalizadas, problema que não se restringe à questão viária, mas ao medo de possíveis assaltos.

Segundo a empreendedora, importantes rotas turísticas integradas da região estão inviabilizadas pelas precárias condições das estradas. É o caso do roteiro que leva turistas de Triunfo a cidades como Jatobá (Sertão de Itaparica), São José do Belmonte (Sertão Central) e Flores (Pajeú). Uma das reivindicações para a área é o investimento no Aeroporto de Serra Talhada com a criação de novos destinos. O setor produtivo sertanejo defende a conclusão das obras de extensão da pista de pouso, que por ora só atende a aeronaves comerciais com até nove passageiros.

“Precisamos adequá-lo (o aeroporto) para aeronaves de maior porte. Com pequenos aviões, as passagens ficam mais caras e inviabilizam o acesso para muitas pessoas”, alertou a comerciante de Serra Talhada, Magna Bezerra de Melo, e porta voz das demandas da região.

Edmundo Souza, representante do Sertão de Itaparica e do AD Líder, programa de lideranças empresariais mantido pelo SEBRAE, ressaltou as reivindicações do Agronegócio. Uma das maiores defesas do setor é a simplificação da regulação ambiental e da vigilância sanitária para empreendimentos e produtos.

“Regularizar um poço para a produção agrícola pode custar até R$ 10 mil. E no caso da agropecuária, há vários abatedouros fechados, por questão de saúde pública, levando a produção para abate clandestino. Uma alternativa seria criarmos uma regulamentação específica para abate de caprinos e aves”, sugeriu.

O segmento industrial, também representado no encontro, solicitou a melhoria da prestação dos serviços de cartórios e da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) que, segundo relato, mantém há seis meses empresas no aguardo de nova ligação de energia. 

O “Fala Pernambuco” tem o objetivo de elaborar um diagnóstico com sugestões de medidas voltadas para o desenvolvimento econômico de cada região do Estado, principalmente para o atendimento de demandas dos micro empreendedores. Nos dois primeiros encontros, foram ouvidas as demandas dos sertões do Araripe e São Francisco. A próxima região será o Agreste Central no dia 21 de julho.

O presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP), voltou a enfatizar a necessidade de unir forças, sobretudo no momento difícil que vivemos. “A Alepe jamais poderia ficar inerte. Por isso criamos esse importante projeto, em parceria com o SEBRAE, e a partir deste mapeamento, vamos propor medidas ao governo do Estado e uma agenda legislativa que contemple a cadeia produtiva local e as particularidades de cada região”.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevistas com Chico Kiko, Diego Pascaretta e Rômulo Saraiva
Domitila, artivista e recifense que está entre as selecionadas do Miss Alemanha 2021
Terceira dose de vacina anticovid começa a ser aplicada em Israel para aumentar imunidade
Manhã na Clube: entrevistas com coronel Luiz Meira (PTB), Regina Sales e Maria Dulce
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco