Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

AFASTAMENTO

Partido Novo declara apoio ao impeachment do presidente Jair Bolsonaro

Publicado em: 05/07/2021 13:53

 (crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Em um comunicado oficial, o Partido Novo declarou apoio ao impeachment do presidente Jair Bolsonaro. A sigla tem 8 deputados federais eleitos e, no segundo turno das eleições de 2018, ficou ao lado do atual chefe do Executivo na disputa por voto com o ex-candidato Fernando Haddad (PT).

O anúncio foi feito nas redes sociais e no site do partido. O ex-presidente da sigla, João Amoêdo, também se manifestou pela abertura do processo de afastamento. Em março deste ano, o Novo já havia declarado oposição ao governo, acusando o Executivo de omissão na aquisição de vacinas e incompetência na gestão da pandemia de covid-19.

De acordo com a sigla, uma análise feita por juristas e demais integrantes da área técnica apontou diversos crimes de responsabilidade cometidos por Bolsonaro. O texto aponta "omissões na aquisição de vacinas" e "fortes indícios de prevaricação em denúncia de esquema de corrupção na compra do imunizante Covaxin".

Além disso, o comunicado também destaca a existência de fortes indícios de que ocorreram "interferências na Polícia Federal, Ministério da Justiça e na ABIN", o que se caracteriza como crime de responsabilidade, que motivaria pedido de impeachment.

A manifestação ocorre ao mesmo tempo em que pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) aponta rejeição recorde de Bolsonaro. O atual presidente é rejeitado por 62,5,% dos entrevistados, e aprovado por 33,3%.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
EUA planejam abrir fronteiras para vacinados
Manhã na Clube: entrevistas com o deputado Doriel Barros (PT), Fernando Murta e Elmo Santos
Homem com granada mobiliza polícia de Kiev
Manhã na Clube: entrevistas com Eduardo Leite (PSDB),  Sérgio Montenegro e Joaquim Francisco
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco