Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

CONFLITOS POLÍTICOS

Flávio Bolsonaro se empenha em influenciar eleição da OAB, segundo revista

Publicado em: 10/07/2021 16:56

Senador Flávio Bolsonaro estaria tentando influenciar a eleição para a presidência da OAB (Foto: AFP)
Senador Flávio Bolsonaro estaria tentando influenciar a eleição para a presidência da OAB (Foto: AFP)

O senador Flávio Bolsonaro (Patriota) tem trabalhado para influenciar a eleição para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), prevista para janeiro de 2022. A informação é da Revista Crusoé.

De acordo com fontes da revista, há duas semanas Flávio entrou em contato com o conselheiro Mansour Elias Karmouche para pedir apoio ao secretário-geral do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, do Amazonas, nome que não agrada o conselheiro. Mansour estava em um evento quando o telefone tocou e disse, a outros conselheiros, que era Flávio Bolsonaro quem ligara e o motivo.

O curioso é que Simonetti, apoiado por Flávio, é a escolha do atual presidente da entidade, Felipe Santa Cruz, que já criticou por diversas vezes o pai do senador, Jair Bolsonaro (sem partido). O secretário-geral também é a favor do impeachment do chefe do Executivo. No entanto, Simonetti defende o governador amazonense Wilson Lima, acusado de desvios de recursos da pandemia.

Simonetti terá como opositor o vice-presidente da Ordem, Luiz Viana, candidato que já demonstrou apoio a Bolsonaro e que chegou a divulgar um manifesto contra Santa Cruz. No texto, ele dizia que era preciso “corrigir rumos” a fim que a OAB se “afaste das disputas político-partidárias”. Além de Viana, o texto foi assinado por mais dois dos cinco integrantes da diretoria nacional da OAB.

Em resposta, Santa Cruz disse estranhar que “na hora da eleição”, Viana e outros diretores “busquem aliança com setores que apoiam o governo Bolsonaro”. Ele também afirmou que teme que o próximo presidente da entidade não tenha uma “visão independente, apartidária e crítica, uma visão de defesa do Estado democrático de direito”.

O que dizem as partes
Procurado pela revista, Mansour Elias, que contou a colegas que Flávio pediu apoio ao secretário-geral, afirmou não saber se realmente tinha falado com o senador. “Cara, não sei, teve uma ligação que eu recebi e não sei se era ele”, disse à Crusoé.

Já o parlamentar Flávio Bolsonaro não comentou o assunto.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Terceira dose de vacina anticovid começa a ser aplicada em Israel para aumentar imunidade
Manhã na Clube: entrevistas com coronel Luiz Meira (PTB), Regina Sales e Maria Dulce
Manhã na Clube: entrevistas com José Maria Eymael, Rodrigo Floro e Chico Kiko (PP)
Leão se afasta de parque onde vive solto e assusta moradores de cidade africana
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco