Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

STF

Fachin: 'Populistas nem se dão ao trabalho de se filiar a um partido'

Publicado em: 22/07/2021 18:13

 (De acordo com o ministro do STF, o fato 'revela o descaso com que tratam a arena partidária na democracia'. Foto: Arquivo/Agência Brasil)
De acordo com o ministro do STF, o fato 'revela o descaso com que tratam a arena partidária na democracia'. Foto: Arquivo/Agência Brasil
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin criticou indiretamente o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), nesta quinta-feira (22). De acordo com o ministro “os populistas nem se dão ao trabalho de estarem filiados a um partido político”.

“O que revela o descaso com que tratam a arena partidária na democracia”, disse.

As declarações foram dadas durante  participação em evento da organização Transparência Eleitoral.

Fachin disse ainda que, no caso de um populista que se filia a um partido, a decisão é apenas para cumprir as regras eleitorais antes de assumir o poder, pois, “uma vez eleito, retorna ao estado de desvinculação das agremiações políticas”.
 
Jair Bolsonaro foi eleito pelo PSL em 2018. Após algumas diferenças de ideias políticas com o presidente da sigla, ele se desfiliou. Desde então, o presidente está sem partido.

Durante a fala, Fachin ainda criticou a forma como “populistas” usam as redes sociais para se autopromover. 

“É que o populismo e as redes sociais vieram a constituir um par perfeito para colocar à prova a solidez das democracias […] Os constantes ataques, seja contra adversários ou instituições públicas, rendem préstimos […] Isto mostra o quanto é efetiva a exploração política das emoções, do medo, do ódio.”
TAGS: populismo | fachin | stf |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Apesar dos protestos, começa a Olimpíada de Tóquio
Manhã na Clube: entrevista com o Presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP)
Em busca por vestígios de vida em Marte
Manhã na Clube: entrevista com Carlos Mariz (Associação Brasileira de Energia Nuclear)
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco