Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

PESQUISA

Datafolha: Lula vai a 58% contra 31% de Bolsonaro na simulação do 2º turno

Publicado em: 09/07/2021 14:58 | Atualizado em: 09/07/2021 15:08

 (Foto: Ricardo Stuckert/Reprodução/Fabio Rodrigues Pozzebon/Agência Brasil)
Foto: Ricardo Stuckert/Reprodução/Fabio Rodrigues Pozzebon/Agência Brasil
A pesquisa mais recente do Instituto Datafolha apontou um aumento da vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para as eleições de 2022. Na simulação do segundo turno, Lula tem 58%, contra 31% do atual presidente. Na pesquisa anterior, o petista tinha 55% contra 32% de Bolsonaro.

O levantamento foi divulgado nesta sexta-feira (9) pelo jornal Folha de S.Paulo. A pesquisa foi realizada na quarta (7) e quinta-feira (8), com 2.074 eleitores ouvidos presencialmente pelo Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. 

Na pesquisa espontânea para o primeiro turno, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, Lula aparece com 26%, contra 19% de Bolsonaro. Em terceiro, Ciro Gomes (PDT) tem 2%. Outros somam 2%, em branco/nulo/nenhum têm 7% e “não sabe”, 42%.

Lula também lidera nos dois cenários considerados para o primeiro turno. No primeiro deles, com a presença do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), o petista tem 46%. Em segundo lugar aparece Bolsonaro, com 25%. Mais atrás, Ciro Gomes soma 8%; Doria, 5% e Luiz Henrique Mandetta (DEM) tem 4%. Votos em branco/nulo/nenhum têm 10% e “não sabe”, 2%.

O segundo cenário considera como candidato do PSDB o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Lula continuaria com 46% e Bolsonaro com 25%. Ciro teria 9%, seguido por Mandetta, com 5%; e Eduardo Leite somaria 3%. Votos em branco/nulo/nenhum têm 10% e “não sabe”, 2%.

No quesito rejeição, Bolsonaro aparece na liderança, com 59%. Lula e Doria vêm empatados em segundo, com 37%. Ciro Gomes tem 31%; Mandetta, 23%; e Eduardo Leite tem 21%. Rejeita todos/não votaria em nenhum tem 2%, votaria em qualquer um/não rejeita nenhum também soma 2% e não sabe, 1%.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Homem com granada mobiliza polícia de Kiev
Manhã na Clube: entrevistas com Eduardo Leite (PSDB),  Sérgio Montenegro e Joaquim Francisco
Bolsonaro investigado: Não aceitarei intimidação
Manhã na Clube: entrevistas com prefeito João Neto (PL), dra Tamires Sales e advogado Rômulo Saraiva
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco