Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

FILIAÇÃO

Bolsonaro se reúne no Alvorada nesta quarta-feira com PTB , PSC e PROS e discute possível filiação

Publicado em: 13/07/2021 17:18

 (crédito: Evaristo Sá/AFP)
crédito: Evaristo Sá/AFP
O presidente Jair Bolsonaro se reunirá nesta quarta-feira (14) em um café da manhã no Palácio da Alvorada com o bloco formado pelos partidos PTB, PSC e PROS. De acordo com fontes ligadas às lideranças das três siglas, a discussão principal gira em torno das eleições de 2022. O presidente ainda não definiu a legenda na qual se filiará.

A ida de Bolsonaro para o Patriota está cada dia mais incerta com a guerra interna deflagrada. A sigla se dividiu após apontarem negociações individuais do presidente Adilson Barroso com o chefe do Executivo.

Em mais um revés para o mandatário, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) validou na semana passada a convenção nacional do Patriota que decidiu pelo afastamento, por 90 dias, de Barroso. A reunião ocorreu no último dia 24 e o afastamento foi decidido pela maioria dos membros. Quem assumiu o comando do partido foi Ovasco Resende, antes vice-presidente do Patriota.

Entre as acusações contra o presidente afastado, estão irregularidades que teriam sido cometidas, como a mudança de senha no Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias (SGIP) do Patriota no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a destituição e nomeação de delegados de forma irregular, sem quórum suficiente para a tomada de decisões.

Ao Correio, sobre a possível filiação do presidente Bolsonaro ao Patriota, Ovasco reafirmou que o grupo nunca foi contra, e que sempre esteve aberto ao diálogo. No entanto, Bolsonaro também mantém interesse nos diretórios de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, partes que geram divergências nas negociações.

Em meio a esse contexto, o ex-deputado Roberto Jefferson ofereceu seu partido, o PTB, para que Bolsonaro seja candidato à reeleição. O mandatário ainda tem mantido conversas com os partidos PP e o PL.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevistas com o prefeito João Campos (PSB) e o governador Paulo Câmara (PSB)
De origem humilde, potiguar Ítalo Ferreira é o primeiro ouro do Brasil em Tóquio
Manhã na Clube: entrevistas com Ubiracé Elihimas e Frederico Belfort
Manhã na Clube: entrevista com o médico geriatra Marcelo Cabral
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco