Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

ELEIÇÕES

Bolsonaro promete, mais uma vez, provar fraude em eleição de 2018

Publicado em: 27/07/2021 22:42

 (Presidente da República garante que venceu em primeiro turno na disputa eleitoral contra Fernando Haddad (PT). E atacou o ex-presidente Lula, que está à frente nas pesquisas de intenção de voto. Foto: Evaristo Sa/AFP)
Presidente da República garante que venceu em primeiro turno na disputa eleitoral contra Fernando Haddad (PT). E atacou o ex-presidente Lula, que está à frente nas pesquisas de intenção de voto. Foto: Evaristo Sa/AFP
O presidente Jair Bolsonaro confirmou que vai apresentar, nesta quinta-feira (29/), a comprovação de que, em 2018, ele ganhou no primeiro turno das eleições presidenciais. E disse que vai mostrar que as urnas eletrônicas “estão ultrapassadas” e de que o voto impresso é mais seguro.

Bolsonaro atacou mais uma vez o atual sistema eleitoral durante entrevista à Rede Nordeste de Rádio. “Nós queremos eleições democráticas, com a comprovação do lado da urna. O eleitor digita o nome e uma maquininha imprime. O voto eletrônico é de 1996. Não modernizou. Quero um sistema eleitoral, porque quando o voto for para a urna, o candidato... dele não ser manipulado”, afirmou o presidente.

Bolsonaro explicou que tem a “minutagem” de dois momentos: das eleições de 2014 e de 2018. “Em 2018, vamos demonstrar que nós ganhamos as eleições no primeiro turno”, anunciou. Em 2014, segundo ele, “conseguimos apurar de minuto a minuto, deram 231 minutos”, da disputa entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB). “Quem entende de estatística vai entender o que aconteceu”, prometeu Bolsonaro. 

Quanto a 2018, há “indícios fortes de manipulação”, segundo o presidente. Bolsonaro mencionou o suposto intuito de influenciar a opinião pública com a divulgação constante de, a princípio, 80% dos votos do Nordeste, “onde Lula é forte”, e 20% do Sudeste, onde ele venceu. “Esse sistema eletrônico carece em muito de confiabilidade”, reiterou.

Intenções de voto
Ele falou também sobre pesquisas recentes de intenção de voto que indicam que o candidato do Partido dos Trabalhadores, Luís Inácio Lula da Silva, ganha com mais de 40% no primeiro turno e com mais de 60% da preferência dos eleitores, no segundo turno. “Se está eleito, por que ele é contra o voto impresso?”, questionou Bolsonaro.

Ele acabou por citar o nome do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Roberto Barroso, que o pressiona para que prove as acusações contra o voto eletrônico e reiterou que “o voto impresso dará a vitória a quem realmente votou”. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
As mães em plena pandemia: casal paulista adota cinco irmãos de Serra Talhada
Bolsonaro aumenta IOF para custear novo Bolsa Família
Surto de Covid-19 obriga Presidente da Rússia a ficar em isolamento
Manhã na Clube: entrevistas com o deputado Eduardo da Fonte (PP), Elias Paim e Diego Martins
Grupo Diario de Pernambuco