Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

IMPEACHMENT

Artistas lançam manifesto e música pedindo o impeachment de Bolsonaro

Publicado em: 19/07/2021 17:38

 (crédito: EVARISTO SA/AFP
)
crédito: EVARISTO SA/AFP
O grupo “Artistas Pelo Impeachment” entregou um abaixo-assinado ao Congresso pedindo o afastamento de Jair Bolsonaro da Presidência da República, na última quinta-feira (15). O manifesto é motivado pelo “descaso e a ineficiência do governo no combate à pandemia” e outras “ações anti republicanas”. O texto é assinado por mais de 200 membros da classe artística, como o escritor Ailton Krenak e a atriz Sônia Braga.

“Diversas medidas poderiam ter sido tomadas para reduzir o número de mortes, mas não foram. A estratégia seguiu direção contrária. O descaso e a negação das conquistas científicas continuam sendo incentivados. Com isto aumenta a cada dia o número de vidas humanas perdidas”, afirma a carta.

O documento ainda declara que a atual política econômica “tem levado milhões de pessoas em estado de vulnerabilidade a buscar formas de sobrevivência nas ruas, sendo expostas à pandemia de forma cruel”. De acordo com o grupo, congressistas devem discutir imediatamente o processo de impeachment por se tratar de um desejo de “grande parte da sociedade brasileira”.

Junto ao manifesto foi lançada a música “Desgoverno”, composta por Zeca Baleiro em parceria com Joãozinho Gomes. A canção, com trechos também presentes no abaixo-assinado, afirma que “se pudessem ser enfileirados, os mortos pela covid-19, apenas no Brasil, formariam um inacreditável corredor capaz de cobrir uma vez e meia a distância entre a Terra e a Lua”.

Artistas como Zélia Duncan e Camila Pitanga aparecem no clipe da música que declara: “Um homem sem juízo e sem noção não pode governar esta nação”.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Bolsonaro investigado: Não aceitarei intimidação
Manhã na Clube: entrevistas com prefeito João Neto (PL), dra Tamires Sales e advogado Rômulo Saraiva
Manhã na Clube: entrevistas com Chico Kiko, Diego Pascaretta e Rômulo Saraiva
Domitila, artivista e recifense que está entre as selecionadas do Miss Alemanha 2021
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco