POLÍTICA

'Fico feliz de ter o nome lembrado', disse Raquel Lyra sobre ter seu nome cotado para o governo de PE

Publicado em: 16/06/2021 12:45 | Atualizado em: 16/06/2021 12:55

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB) declarou ficar feliz em ter seu nome cotado para disputar o governo do estado, “eu fico feliz de ter o nome lembrado para uma disputa tão importante como a do governo do estado de Pernambuco”, complementando que a lembrança em relação a ela, vem em decorrência do trabalho realizado em Caruaru. “Mas não sou eu, é o trabalho que a gente realiza com muitas mãos”, pontuou. Porém, a prefeita também frisou que “mais do que nomes, é preciso discutir o projeto para o estado”. As declarações foram dadas ao programa Manhã na Clube desta quarta-feira, da Rádio Clube Am 720, apresentado pelo titular da coluna Diario Político, Rhaldney Santos.

Ao ser questionada sobre as estratégias, em relação a palanques, Raquel comentou que acha cedo para discutir o assunto. Também destacou que o PSDB já decidiu sobre o seu modelo de prévias nacional. “Haverá provavelmente uma candidatura do PSDB posta nacionalmente. No final do ano, em novembro, haverá prévias para definição de quem deve ser candidato à presidência da República”, disse. “E cada um dos partidos vai se colocar de alguma forma, então é cedo para a gente falar na leitura estadual e na leitura nacional se haverá um ou dos palanques”, concluindo que, segundo ela, o mais importante é que haja um projeto que dialogue com o futuro do nosso estado.

Raquel Lyra comentou sobre a declaração do deputado Antônio Coelho, também feita ao programa Manhã na Clube, em que disse, segundo ele, que a “chapa dos sonhos da oposição”, é composta pela prefeita, e pelos prefeitos de Petrolina, Miguel Coelho (MDB) e de Jaboatão, Anderson Ferreira (PL). Para a prefeita de Caruaru, os dois prefeitos, como outros nomes, “são pessoas que fazem política pelo estado de Pernambuco”.

Já sobre atrair o apoio da deputada federal Marília Arraes (PT), após dar uma declaração, em que disse, que caso seja concretizado uma aliança dos partidos PT e PSB, “irá manter a coerência”, ou seja, defenderá um candidato oposicionista, com isso, Raquel afirmou que considera Marília um quadro importante para política pernambucana. “Vamos entender como será o comportamento dela (...) estamos abertos para conversar com Marília, depende muito de como ela se posicionará de como será o ano que vem”.

Cenário Nacional

A prefeita afirmou que o PSDB tem nomes que têm a condição de disputar a presidência nacional, “existem nomes que estão postos, mas as inscrições só acontecerão em setembro deste ano”, frisou. Destacando alguns nomes, como o de Tasso Jereissati, João Dória e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

Pandemia em Caruaru

Para a prefeita, não dá para baixar a guarda, mesmo percebendo que “de 10 a 15 dias para cá, houve uma diminuição de solicitação de leitos de UTI. A gente tem 5% de disponibilidade de leitos de UTI”, mas segundo ela, a diminuição da curva não quer dizer que seja sustentável, pois depende também do comportamento da população, da obediência, da observância a normas de comportamentos individuais, de não aglomeração, de utilização de máscaras, de álcool em gel, de manter o distanciamento.

“A gente sabe que tudo isso é muito complexo, estamos sofrendo medidas mais restritivas em relação a outras regiões do estado”, disse, concluindo que, medidas isoladas, inclusive geograficamente, “considerando inclusive a proximidade de Caruaru em relação a região metropolitana, elas tendem a não surtir o efeito desejado e por isso, a gente tem trabalhado tanto por mais vacinas para esta região”, pontuou.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL