Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

IGUALDADE RACIAL

Semana Educar Pela Igualdade Racial entra em calendário de Olinda

Publicado em: 01/06/2021 12:17

 (Divulgação)
Divulgação
Foi sancionada nesta terça-feira, a lei que institui a “Semana Educar Pela Igualdade Racial”. O projeto foi sancionado pelo Prefeito de Olinda, Lupércio (Solidariedade). A lei n 6.154/2021, de  autoria do vereador Vinicius Castello (PT), tem como objetivo promover fóruns de debates que combatam o racismo estrutural, de práticas culturais, institucionais e de exclusão social de pessoas negras.

“O projeto Educar pela Igualdade Racial é de extrema importância quando se entende, principalmente, como a estrutura racista, propositalmente faz apagar a identidade, a história e todas as questões que envolvam a comunidade preta desse país”, ressaltou o autor do projeto.

A lei foi aprovada pela Câmara Municipal de Olinda por unanimidade no domingo (30) e teve como base a obrigação do ensino da história africana e afro-brasileira nas escolas. A meta da proposta legislativa é formar gestores públicos e privados que reconheçam a importância da história do povo negro por meio da educação. “É a oportunidade de dialogar sobre as nossas origens, de empoderar o povo preto, de combater o racismo de maneira efetiva, promover políticas públicas e modificar um sistema que corrobora pela exclusão de pessoas negras”, afirmou o vereador.

A semana será celebrada a partir do dia 21 de março de 2022, sendo um evento anual parte do calendário de Olinda. O dia é reconhecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o Dia Internacional de Luta Pela Eliminação da Discriminação Racial. Os organizadores do evento serão a Secretaria Municipal de Educação, Câmara Municipal e representações de órgãos ligados à Secretaria de Educação, com o apoio da municipalidade.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevistas com Túlio Gadêlha, Beatriz Paulinelli e Guilherme Maia
Advogado de enfermeira afirma que Maradona foi morto
Manhã na Clube: entrevistas com Décio Padilha, Adriana Barros e Roseana Diniz
Para evitar contaminação por Covid, robôs oferecem água benta em Meca
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco