Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

FURNAS

Rodrigo Pacheco se posiciona sobre seca dos reservatórios: 'É inaceitável'

Publicado em: 31/05/2021 12:31

 (Presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
Em meio a possíveis reduções nos níveis de reservatórios hidrelétricos do sistema de Furnas, em Minas Gerais, e diante de uma seca histórica, o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), se posicionou sobre o assunto. O parlamentar criticou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) em suas redes sociais na sexta-feira (28).

“O Operador Nacional do Sistema Elétrico, vinculado ao Ministério de Minas e Energia, apoderou-se das águas brasileiras para o seu propósito único de geração de energia”, escreveu o senador em sua conta do Twitter.

Ele ressaltou os sacrifícios para manter as usinas hidrelétricas. “Essa política energética sem ideias, que não planeja e não pensa em médio e longo prazo, reduz os níveis de água e sacrifica o abastecimento, o turismo, a navegação, a agropecuária, a piscicultura e o meio ambiente. Sacrifica, sobretudo, milhares de pessoas!”, afirmou. “A previsão de secar os reservatórios do sistema de Furnas, em Minas Gerais, é inaceitável, ainda mais depois dos acordos feitos com a bancada federal do Estado”, completou.

Na última sexta (28), o Sistema Nacional de Meteorologia (SNM) emitiu um alerta de emergência hídrica entre junho e setembro para cinco Estados — Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.

O comunicado se soma a uma sequência de notícias que expõem uma das piores secas que o país já enfrentou, concentrada na região Centro-Sul.

Dados divulgados em abril pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) apontaram que, entre setembro de 2020 e março deste ano, as hidrelétricas do país receberam o menor volume de chuvas em 91 anos.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevistas com Túlio Gadêlha, Beatriz Paulinelli e Guilherme Maia
Advogado de enfermeira afirma que Maradona foi morto
Manhã na Clube: entrevistas com Décio Padilha, Adriana Barros e Roseana Diniz
Para evitar contaminação por Covid, robôs oferecem água benta em Meca
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco