Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

VACINA

Assessor de Pazuello diz que vírus no sistema do ministério atrapalhou análise de proposta da Pfizer

Publicado em: 24/05/2021 16:38 | Atualizado em: 24/05/2021 17:40

 (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O coronel do exército Élcio Franco, ex-secretário executivo do Ministério da Saúde, afirmou que enviou um e-mail a Pfizer no dia 10 de novembro de 2020 explicando que estava com dificuldades de analisar a proposta de venda de vacinas por conta de um vírus que atingiu o sistema de computadores.
 
A TV Globo teve acesso a uma cópia do e-mail. "Informo que, em virtude de um problema de vírus em nossa rede do Ministério da Saúde, estamos com uma série de dificuldades de conexão em rede e abertura de e-mails, o que dificultou ou até impediu o acesso aos arquivos enviados até a presente data, assim como sua respectiva análise", escreveu Elcio.
 
A Pfizer também enviou um e-mail, no dia anterior, sobre os dados de eficácia da vacina, que corresponde a cerca de 90%. O diretor da farmacêutica frisou sobre a necessidade de uma resposta urgente por parte do Brasil quanto ao número de doses para o segundo semestre.
 
No dia 11, um dia após a resposta de Franco sobre o problema, o presidente da Pfizer no Brasil, Carlos Murillo, enviou uma nova oferta de venda de vacinas ao governo. O atraso no retorno prejudicou a entrega do imunizante.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Protesto em Brasília acaba com conflito entre indígenas e policiais
Manhã na Clube: entrevistas com Carlos Veras, Sérvio Fidney e Marcel Costi
Vacina contra a Covid-19 criada em Cuba tem eficácia de 92%
Pontos fundamentais para fazer uma transição de carreira
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco