° / °

Política
VACINA

Assessor de Pazuello diz que vírus no sistema do ministério atrapalhou análise de proposta da Pfizer

Publicado: 24/05/2021 às 16:38

/Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

/Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O coronel do exército Élcio Franco, ex-secretário executivo do Ministério da Saúde, afirmou que enviou um e-mail a Pfizer no dia 10 de novembro de 2020 explicando que estava com dificuldades de analisar a proposta de venda de vacinas por conta de um vírus que atingiu o sistema de computadores.
 
A TV Globo teve acesso a uma cópia do e-mail. "Informo que, em virtude de um problema de vírus em nossa rede do Ministério da Saúde, estamos com uma série de dificuldades de conexão em rede e abertura de e-mails, o que dificultou ou até impediu o acesso aos arquivos enviados até a presente data, assim como sua respectiva análise", escreveu Elcio.
 
A Pfizer também enviou um e-mail, no dia anterior, sobre os dados de eficácia da vacina, que corresponde a cerca de 90%. O diretor da farmacêutica frisou sobre a necessidade de uma resposta urgente por parte do Brasil quanto ao número de doses para o segundo semestre.
 
No dia 11, um dia após a resposta de Franco sobre o problema, o presidente da Pfizer no Brasil, Carlos Murillo, enviou uma nova oferta de venda de vacinas ao governo. O atraso no retorno prejudicou a entrega do imunizante.
Mais de Política