Diario de Pernambuco
Busca

Antiga sede da Alepe, Palácio Joaquim Nabuco tem projetos de restauro aprovado

Publicado em: 21/04/2021 17:08 | Atualizado em: 21/04/2021 17:22

 (Divulgação)
Divulgação
Patrimônio de valor histórico singular no estado pernambucano, o  Palácio Joaquim Nabuco - imóvel que abrigou a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) de 1º de março de 1875 a 1º de agosto de 2017 - passará por projeto de restauro. Com o planejamento aprovado pela Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), FUNDARPE e IPHAN, o primeiro secretário da Alepe, deputado Clodoaldo Magalhães, poderá dar início aos trabalhos já no segundo semestre deste ano.

Localizado na rua da Aurora, no bairro da Boa Vista, o imóvel foi tombado pelo patrimônio estadual, sendo transformado em museu. Com o intuito de resgatar a história da Casa de Joaquim Nabuco, foram pensados para a obra projetos de Museologia, Luminotecnia, Paisagismo, Acessibilidade e propriamente de Arquitetura e Restauro.

De acordo com a Superintendente Administrativa da Alepe, Juliana Figueiredo, também já foram contratadas as empresas que entregarão os Projetos Executivos e Complementares de Engenharia, incluindo os detalhamentos dos serviços a serem contratados e o cronograma físico financeiro para realização da obra.

Com expectativas positivas para a realização do restauro do imóvel, o deputado Colodoaldo Magalhães disse que esse será um presente para a sociedade pernambucana; “Com o advento da restauração e reinauguração do Palácio Joaquim Nabuco, agora como Museu, acreditamos que a sociedade pernambucana será presenteada com um importante equipamento histórico, que traz em sua rica leitura a memória de acontecimentos cruciais na trajetória política, social e cultural do nosso estado e do nosso país”, avaliou.

Ícone da arquitetura Neoclássica, o palácio conta com um acervo significativo composto por 60 milhões de documentos catalogados, além do mobiliário histórico e obras de arte. Dentre eles estão leis, petições, atas de reuniões, fotografias e outros documentos que revelam um pouco da história do legislativo pernambucano.

“Disponibilizar essa importante edificação para a visitação e estudo é oferecer uma oportunidade inédita de contemplação da nossa história, sendo uma grande contribuição desta Casa Legislativa à sociedade pernambucana.”, finalizou Clodoaldo Magalhães.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL