Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

PANDEMIA

Lewandowski envia inquérito contra Pazuello para a 1ª instância

Publicado em: 24/03/2021 20:28

 (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil )
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF) enviou para a 1ª instância de Justiça o inquérito que investiga suposta omissão do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello no combate à pandemia no Amazonas. Pazuello é acusado de ter prescrito medicamentos sem eficácia científica contra a Covid-19, e de ter sido informado com antecedência sobre a falta de oxigênio nos hospitais de Manaus.

O envio para a Justiça comum ocorreu após Pazuello deixar o cargo. O pedido de mudança na competência da investigação ocorreu a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), em razão da perda de foro privilegiado do ex-ministro. Em vez de enviar estoques de oxigênio a Manaus, o Ministério da Saúde teria enviado comprimidos de cloroquina, medicamento que não tem eficácia comprovada para tratar a Covid-19.

%u201CCessado o exercício da função pública que atrai a competência originária em matéria penal desta Suprema Corte, deixa de existir a prerrogativa de foro pertinente aos ministros de Estado, sendo de rigor o encaminhamento do inquérito ao primeiro grau de jurisdição para o eventual prosseguimento das investigações%u201D, escreveu Lewandowski no despacho.

A crise de oxigênio em Manaus resultou na morte de dezenas de pessoas, e gerou caos, pânico e medo nas unidades de saúde da cidade.
TAGS: pazuello | lewandowski | stf |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 14/04
Vacinas da Johnson & Johnson sob investigação por risco de trombose
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 13/04
De 1 a 5: dicas de decoração para repaginar a casa de forma simples e sem gastar muito
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco