Diario de Pernambuco
Busca

CICLOS

Solenidade marca despedida do desembargador Eduardo Paurá do TJPE

Publicado em: 22/02/2021 18:29

 (Divulgação)
Divulgação
O desembargador Eduardo Paurá deixa, nesta segunda-feira (22), o cargo de primeiro vice-presidente da Mesa Diretora do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Quem deve substituí-lo é o juiz Ruy Patu. 

Eduardo Paurá era primeiro vice-presidente da Mesa Diretora do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), para o biênio 2020/2022. O padre Arlindo foi homenageado e o prefeito de Tamandaré, Carrapicho Honorato, foi chamado para a mesa solene.

Biografia

O Desembargador Eduardo Augusto Paurá Peres, nascido no município de Gravatá, tornou-se bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco no ano de 1969. Ingressou na magistratura pernambucana em 1982, atuando na Comarca de Parnamirim.

As cidades de Terra Nova, Macaparana, São Vicente Ferrer e Timbaúba também tiveram Eduardo Paurá como magistrado. Em 1989, foi promovido para Juiz da Capital e nomeado Juiz Titular da 15ª Vara Cível três anos depois.

Em sua carreira já ocupou os cargos de diretor do Fórum do Recife, de Juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral de 1995 a 1997 e coordenador de propaganda eleitoral em 1992 e 1998.

Além destes cargos, também trabalhou como assessor especial da presidência na gestão do Desembargador Luís Belém de Alencar, membro do Colégio Recursal no biênio de 1994 a 1995 e por diversas vezes substituiu Desembargadores no Tribunal de Justiça de Pernambuco.

Ainda na década de 1990, foi vice-presidente da Associação dos Magistrados de Pernambuco (Amepe) por duas vezes, onde também exerceu a Diretoria de Finanças e Patrimônio. Em 2002, Eduardo Paurá foi eleito Desembargador, por Merecimento.

Ocupou a vice-diretoria da Escola Superior da Magistratura de Pernambuco (2006/2007), tendo sido escolhido pelo Tribunal Pleno da Justiça estadual em dezembro de 2005. Ocupou os cargos de Ouvidor Geral de Justiça, no biênio 2004/2006 e de Corregedor Geral de Justiça, no biênio 2014/2016.

Atualmente é presidente da 6ª Câmara Cível do Poder Judiciário, membro nato da Corte Especial do Tribunal de Justiça de Pernambuco desde o dia 11 de junho de 2010, sendo também componente da Seção Cível deste Egrégio Tribunal.

Exerce, ainda, a função de Diretor-Secretário da Associação Nacional dos Desembargadores – ANDES-, e é Presidente, para Pernambuco, do Instituto dos Magistrados do Brasil – IMB.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL