Diario de Pernambuco
Busca

POLÍTICA

Câmara dos Vereadores de Jaboatão dos Guararapes tem, pela primeira vez, mesa diretora presidida por uma mulher

Publicado em: 24/02/2021 13:12

 (Foto: Kaká Morais/Divulgação)
Foto: Kaká Morais/Divulgação
Pela primeira vez, uma mulher presidiu mesa diretora da Câmara dos Vereadores em Jaboatão dos Guararapes. Nesta quarta-feira foi realizada uma audiência do quadrimestre, conduzida pela vereadora Jacinta (PSC) ocasionando um fato histórico no município. Ela recebeu a Secretária de Saúde, Zelma Pessoa, e o Secretário Executivo da Fazenda, João Marinho, para realizar o levantamento dos últimos quatro meses.

Em 1º de janeiro de 2021, Jacinta tomou posse como vereadora, assumindo o cargo de 1ª Vice-Presidente da Casa Vidal de Negreiros, sendo a única mulher eleita na cidade, com 1.835 votos, ocupando a câmara junto a 25 homens. Em seguida, na primeira sessão desta legislatura, foi eleita e nomeada Presidente da Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social.

Nascida em Surubim, Jacinta, 60, é enfermeira de formação e exerceu a profissão por oito anos. A vice-presidente do Poder Legislativo é mãe de cinco filhos e avó de oito netos. Jacinta tem uma longa história dedicada à política e às questões sociais. Iniciou sua trajetória com o Ex-Ministro da Justiça Fernando Lyra, ela afirma ter como alicerces, “a ética e a responsabilidade com a coisa pública”.

Desde 2017, Jacinta ocupava o cargo de Superintendente das Regionais na Secretaria de Educação, na competente e premiada gestão do Prefeito Anderson Ferreira. Jacinta candidatou-se pela primeira vez a vereadora nas eleições 2020 e, foi vitoriosa no pleito.

Em entrevista ao Diario de Pernambuco, Jacinta fala sobre o sentimento de presidir a mesa diretora no dia estadual da mulher na política. “Ainda vemos a política em um mundo muito machista, infelizmente poucas mulheres fazem parte deste mundo, e poder conduzir a mesa foi de extrema importância”, disse.

"Jaboatão tem 466 anos de vida política e esta é a primeira vez que uma mulher preside uma audiência pública na cidade, sendo um marco muito representante neste momento atual. Antes não tínhamos nem o direito de votar, hoje, podemos ser votadas”, disse em entrevista, concluindo que trabalhará todos os dias para que na próxima gestão, mais mulheres componham a casa, podendo representar o município. “Essa será a minha luta”, firmou.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL