Diario de Pernambuco
Busca

MESA DIRETORA

Romerinho Jatobá (PSB) é eleito presidente da Câmara dos Vereadores do Recife

Publicado em: 01/01/2021 17:35 | Atualizado em: 05/01/2021 18:01

 (Carlos Lima / PCR / Divulgação)
Carlos Lima / PCR / Divulgação

A votação da Mesa Diretora da Câmara dos Vereadores, realizada nesta sexta, mesmo dia de posse, elegeu o vereador Romerinho Jatobá (PSB) para presidência da casa. A vereadora mais votada do Recife, Dani Portela (PSOL) conduziu a votação tendo como fiscais Liana Cirne (PT) e Cida Pedrosa (PCdoB). Eleito com 34 votos, agora Romerinho (PSB) substitui o antigo presidente da casa Eduardo Marques (PSB), que assumiu o comando nos últimos 4 anos - o que torna o novo presidente o mais novo da história da Câmara do Recife.

 

Eriberto Rafael (PP) assume o cargo de responsável pelas finanças da Casa José Mariano com 38 votos. Com exceção da concorrência à presidência, nenhuma outra instância contou com bate-chapa e todos receberam 38 votos - a vereadora Michelle Colins (PP) se ausentou da cerimônia. 

 

O novo presidente eleito na Câmara reforçou o agradecimento aos colegas que votaram nele para o cargo de presidência no próximo biênio 2021-2022. "Eu gostaria de agradecer a cada um e a cada uma que pôde nos escolher para comandar a Casa José Mariano pelos próximos 2 anos", destacou Romerinho Jatobá (PSB). A eleição contou apenas com um bate-chapa na concorrência da presidência entre Romerinho Jatobá (PSB) e Ivan Moraes (PSOL). Os demais cargos não contaram com concorrência. 

 

“Eduardo é uma referência, vou precisar muito da experiência e dos conselhos para que a gente possa tocar essa casa com a devida atenção que ela merece. Eu tenho o compromisso enorme de carregar o nome de tantos vereadores que passaram e poder 'botar' a vontade do povo do Recife junto da Casa José Mariano. A Casa dos Vereadores vai está sempre em consonância com a vontade do povo”, destacou Jatobá (PSB) em discurso de posse na presidência da Câmara.

 

Vale destacar que, embora esta eleição tenha sido partidariamente bem-sucedida, houve, dias anteriores ao pleito, um murmurinho entre os possíveis concorrentes ao cargo de presidente da Casa. Entre os possíveis concorrentes, dois correligionários psbistas, Romerinho Jatobá (PSB) antigo 1º secretário e Eduardo Marques (PSB) o então presidente, estavam no “ventre” desta disputa. Contudo, um deles, Marques (PSB) - cuja participação estava firme na Câmara - abriu mão da concorrência do cargo, conforme assinalou um participante da sigla à reportagem “para evitar rachas expostas no partido”. 

 

Durante a cerimônia, uma das fiscais de votação e agora vereadora Liana Cirne (PT) levou a bandeira “Preservem as Zeis” enquanto computava a sua própria votação. Votação essa, inclusive, que levou seu voto da presidência para o vereador Ivan Moraes (PSOL) que obteve, no total, 4 votos durante o bate-chapa - votos de Cirne (PT), Dani Portela (PSOL), Jairo Britto (PT) e o dele. 

 

Confira abaixo a lista completa

 

Presidente: Romerinho Jatobá (PSB) - 34 votos

 

1 vice-presidente: Hélio Guabiraba (PSB) - 38 votos

 

2 vice-presidente: Professora Ana Lúcia (Republicanos) - 38 votos

 

3 vice-presidente: Fred Ferreira (PSC) -

 

1 secretário: Eriberto Rafael (PP) - 38 votos

 

2 secretária: Natália de Menudo (PSB) - 38 votos

 

3 secretário: Zé Neto (PROS) - 38 votos

 

1 suplente: Almir Fernando (PCdoB) - 38 votos

 

2 suplente: Fabiano Ferraz (Avante) -38 votos

 

 

Bastidores

Nos bastidores há quem diga que esta eleição, caso mantivesse a concorrência entre Dudu (PSB) e Romerinho (PSB) seria "animada" e "cheia de possíveis revezes". Em conversa informal, uma fonte vaticinou: "essa eleição tem tudo pra deixar os nervos e, se duvidar, alianças à flor da pele. Além disso, garantir um movimento dos grandes na Câmara".

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL