Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

GOVERNO

'Quem demite ministro sou eu', afirma Bolsonaro sobre Ernesto Araújo

Publicado em: 21/01/2021 21:18 | Atualizado em: 21/01/2021 22:57

 (Foto: Marcos Côrrea/AFP)
Foto: Marcos Côrrea/AFP
O presidente Jair Bolsonaro rebateu, nesta quinta-feira (21), a possibilidade de demitir o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. Durante transmissão de live, questionado se sofreu pressão para tirá-lo do cargo, o chefe do Executivo afirmou: "Quem demite ministro sou eu. Ninguém me procurou nem ousaria procurar. Assim como nós não faríamos com nenhum outro país do mundo. Jamais algum país procuraria outro para isso”, apontou.

Depois de o governo criar uma relação conflituosa com a China por questões ideológicas, o Brasil passa por dificuldades de importação de matéria-prima do país asiático para a produção de vacinas contra a Covid-19. À frente do Itamaraty, o chanceler acumula desgastes com Pequim. Ao lado do presidente, Araújo negou que a China tenha pedido sua demissão.

"Isso não existe entre países soberanos. É uma invenção completa. Não sei, tem gente que quer ver uma crise, criar invenções onde não existem. As pessoas inventam uma coisa e depois, quando vem a realidade e desmente, em vez de alterar a sua percepção da realidade, continua insistindo e redobrando cada vez mais a mentira”, justificou o ministro.

"A China também precisa da gente"

Bolsonaro afirmou que o Brasil precisa da China, mas o mesmo ocorreria com o país asíatico. "O Brasil precisa da China, mas a China também precisa da gente. Lá está chegando a 1,4 bilhão de habitantes, revogaram a política do filho único e a população está cada vez mais urbana. A relação de um país com o outro tem interesse, não tem amor. O Brasil é um dos raros países do mundo que tem uma fronteira enorme para a comida. Ninguém pode ficar sem comida, e o Brasil é um celeiro de comida”, destacou.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Doença da urina preta: síndrome rara pode levar à UTI
Resumo da semana: toque de recolher em PE, suspeitas de síndrome rara  e vacina aprovada
Atividades não essenciais proibidas em Pernambuco todo das 22h às 5h
Unicap inova em plena pandemia e transforma centros acadêmicos em escolas
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco