Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

IMPRENSA

Presidente da OAB diz que ministro da Justiça tenta criminalizar opiniões

Publicado em: 11/01/2021 15:00

 (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, afirmou, nesta segunda-feira (11), que o governo federal atua contra a liberdade de imprensa e de expressão ao solicitar abertura de investigação contra jornalistas. O ministro da Justiça, André Mendonça, anunciou que pediria abertura de inquérito na Polícia Federal contra comunicadores.

Mendonça acusa os jornalistas Ruy Castro e Ricardo Noblat de "incitação ao suicídio". Na coluna "Saída para Trump: matar-se", Castro sugere que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tire a própria vida, como fez o ex-presidente do Brasil, Getúlio Vargas.

Noblat compartilhou o texto do colega. "Se Trump optar pelo suicídio, Bolsonaro deveria imitá-lo", escreveu. Ao Portal Uol, o jornalista se manifestou sobre o caso. "Não sou coveiro", disse o profissional, ironizando a afirmação que já foi feita anteriormente pelo presidente Jair Bolsonaro quando questionado sobre o aumento de mortes por covid-19.

"A abertura de investigações policiais sobre artigos escritos pelos jornalistas Ruy Castro e Ricardo Noblat é mais uma atitude deste governo de intimidação da imprensa e contra a liberdade de expressão", afirmou Santa Cruz, em nota.

Para o presidente da OAB, os atos vão contra os princípios do direito e da democracia. "Criminalizar opiniões, parábolas ou críticas ao governante não é admissível dentro do Estado de Direito. Goste-se ou não dos artigos, é preciso maturidade democrática para conviver com críticas", completou.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mundo tem recorde de mortes por Covid-19 em 24 horas
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 27/01
AstraZeneca defende eficácia em idosos depois de questionamentos
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 26/01
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco