Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

BARBACENA

Morre o ex-deputado federal Bonifácio Andrada

Publicado em: 05/01/2021 22:04

 (Foto: José Cruz/Agência Brasil )
Foto: José Cruz/Agência Brasil

Morreu, na noite desta terça-feira (5), o ex-deputado federal Bonifácio Andrada, aos 90 anos. Ele estava internado no Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte, após sofrer complicações da Covid-19.


Pelo Instagram, o deputado federal Lafayette Andrada (Republicanos), filho de Bonifácio e candidato a prefeito de BH no ano passado, lamentou a perda.

 

"Com imensa dor, comunico o falecimento de meu pai, o ex-deputado Bonifácio de Andrada, ocorrido hoje (terça) no Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte", escreveu o político.

 

Também pelas redes sociais, o governador Romeu Zema (Novo) prestou sua solidariedade. "Homem público com longa trajetória em favor de Minas Gerais, em especial na Câmara dos Deputados", escreveu.

 

Biografia

 

Bonifácio José Tamm de Andrada nasceu em Barbacena (MG) e iniciou sua carreira na Câmara dos Deputados em 1979, pela Aliança Renovadora Nacional (Arena).

 

Ele permaneceu na Casa até 2019, quando representava o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Foram 10 legislaturas na Câmara.

 

Nesses 40 anos, ele representou o Partido Democrático Social (PDS) até 1995. Depois, rumou para o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), no qual permaneceu até 1999, quando passou a representar o PSDB.

 

Também concorreu a vice-presidência do Brasil em 1989, quando compôs chapa com Paulo Maluf. Juntos, eles somaram 5.986.575 votos, cerca de 9% das preferências válidas, e ficaram em quinto lugar no primeiro turno do pleito, atrás de Mário Covas, Leonel Brizola, Lula e Collor, que sairia vencedor.

 

Bonifácio era professor e advogado. Também exerceu os cargos de vereador em Barbacena, entre 1954 e 1958, e deputado estadual por Minas Gerais por quatro mandatos, entre 1959 e 1975.

 

Também trabalhou como reitor da Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac) entre 1998 e 2002, além de professor de direito em diversas instituições de ensino superior, como a Universidade de Brasília (UnB) e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

 

Bonifácio Andrada é membro da Academia Brasileira de Ciências Morais e Políticas, da Academia Mineira de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG).

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
De 1 a 5: como as mudanças no WhatsApp afetam sua privacidade
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 25/01
Enem 2020: professores do Colégio Núcleo comentam ao vivo as provas deste domingo
Verão inspira cuidados com a saúde e alimentação
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco