Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

RELAÇÕES

"Macron não está bem", rebate Mourão sobre crítica à soja brasileira

Publicado em: 13/01/2021 13:34

 (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) rebateu, em francês, na manhã desta quarta-feira (13/1), a fala do presidente Emmanuel Macron. Segundo o general, Macron desconhece o processo de produção de soja no país. Apontou, ainda, que suas declarações atendem a interesses protecionistas.

"Monsieur Macron ne pas bien (o senhor Macron não está bem). Macron desconhece a produção de soja do Brasil. Nossa produção de soja é feita no cerrado ou no Sul do país. Então, eu acho que nada mais, nada menos, externou aí aqueles interesses protecionistas dos agricultores franceses. Faz parte do jogo político", afirmou.

Mourão defendeu também que a capacidade brasileira de produção é imbatível e que a produção agrícola na Amazônia é “ínfima”. “A produção agrícola na Amazônia é ínfima. Por outro lado, a nossa capacidade de produção é imbatível, vamos colocar assim. Nossa competição nesse ramo está muito acima dos demais concorrentes", disse a jornalistas no Palácio do Planalto.

Na terça-feira, Macron fez críticas ao desmatamento da Amazônia e citou especificamente a soja brasileira, relacionando-a ao problema ambiental. "Continuar a depender da soja brasileira seria ser conivente com o desmatamento da Amazônia", escreveu em sua conta oficial no Twitter.
 
 

A publicação veio acompanhada de um vídeo, no qual comenta a questão em conversa com repórteres.
"Nós somos coerentes com nossas ambições ecológicas, estamos lutando para produzir soja na Europa", afirma o presidente francês. No vídeo, Macron fala em "não depender mais" da soja brasileira, e produzi-la no continente.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 21/01
Variante britânica do coronavírus continua a se espalhar pelo mundo
Enem para todos com o professor Fernandinho Beltrão - Genética do sangue
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 20/01
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco