Diario de Pernambuco
Busca

EQUIDADE

Equidade de gênero, raça e classe dão tom ao gabinete do vereador Vinícius Castello (PT), na Câmara de Olinda

Publicado em: 12/01/2021 19:43

 (Foto: Mateus Cavendish)
Foto: Mateus Cavendish
Pequeno, porém marcante. Assim podem ser definidos os reflexos das eleições de 2020 nas Câmaras Municipais do país, que tiveram o cenário de representatividade ampliado. Mas as mudanças não se encerram nos nomes eleitos, em alguns casos, a partir deles, ganham corpo. É o caso do vereador Vinícius Castello (PT), primeiro homem negro e LGBTI+ a ocupar uma cadeira no Legislativo municipal de Olinda. Equidade de gênero, raça e classe social dão tom ao gabinete formado por ele, divulgado oficialmente na última semana.
 
Adeildo Araújo, chefe de Gabinete; Priscilla Rocha, Assessora Jurídica Parlamentar; Igor Travassos, Assessor Especial; Bruna Marielly, Secretária Parlamentar; Raphael Maia, Assessor de Comunicação; Iara Oliveira, Assessora dos Movimentos Sociais; Libra, Assessora de Articulação. Nomes que permeiam um gabinete diverso englobando homens e mulheres negros/as, LGBTI , da periferia, dos movimentos sociais e da cena cultural pernambucana.
 
As escolhas, de acordo com Vinícius Castello, partiram de uma inquietação sobre o cenário corriqueiro dos espaços de poder, majoritariamente branco e hétero. Era necessário ir além da técnica, conta o parlamentar. “Normalmente, quando se faz a escolha dos nomes para compor a equipe muito se fala sobre experiência, qualificação, o que é importante também, mas pouco se fala sobre humanidade. É preciso ter amor pelas pessoas, acolhê-las”, pontua o parlamentar. 
 
“As pessoas são potentes, só precisam ser ouvidas e a gente tem apresentado um projeto que potencializa a periferia, as pessoas pobres, que potencializa o pensamento crítico para que essas mesmas pessoas possam ser reprodutoras de um tipo de política que dá voz e escuta a sociedade”, explicou.
 
Primeiro da família a concluir uma faculdade e o único vereador negro LGBTI a cumprir mandato na Câmara Municipal de Olinda, Vinícius diz acreditar na importância em fortalecer caminhos para que a diversidade social ocupe os espaços de poder e decisão. Uma luta que, segundo ele, não pode parar. 
 
“Eu não quero que pare em mim, não quero estar só sabendo que existe uma sociedade que é diversificada. Se é pra representar o povo, que isso seja refletido principalmente dentro do gabinete, que vai atuar pela vida e pelos direitos das pessoas”. 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL