Diario de Pernambuco
Busca

CRÍTICAS

Cerimônia de posse fechada ao público no Recife gera descontentamento

Publicado em: 01/01/2021 20:17 | Atualizado em: 01/01/2021 20:55

 (Foto: Henrique Souza/Esp.DP)
Foto: Henrique Souza/Esp.DP
Apesar da cerimônia de posse do prefeito eleito do Recife João Campos (PSB) não ser aberta à população, o evento desta sexta-feira (1) ainda assim atraiu a presença de público. Durante mais de três horas, tanto pessoas contrárias quanto partidários do novo prefeito estiveram em frente ao prédio da Câmara Municipal do Recife, na Conde da Boa Vista. Alguns não usavam máscara e desrespeitaram o distanciamento social. 

Com um forte esquema de segurança, que contava com a presença de funcionários, da casa, policiais e guardas municipais, a proibição foi bastante criticada até mesmo por apoiadores do prefeito eleito. Foi o caso do estudante Antônio Carlos Renovato, que saiu do bairro de Campo Grande para tentar acompanhar a posse.  Munido de um banner com imagens do pai de João, o ex-governador Eduardo Campos, morto em acidente aéreo em 2014, ele reclamou de ter sido impedido de entrar. "Acompanhei a campanha, tenho bandeira dele, fui ao comitê e quando chego aqui sou barrado. Estou muito triste, isso não pode acontecer. Vim para dar um abraço nele e mostrar o cartaz", conta.

Quem também condenou a medida foi a funcionária pública Lúcia Francisca Alves. "Tenho até retrato com Eduardo Campos e agora a gente chega aqui e não entra. Queria ver ao menos dona Renata. Na eleição a gente não votou?", questiona.

Um grupo de manifestantes do Simpere (Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial de Recife ) também esteve no local. Segundo a coordenadora-geral do sindicato, Claudia Ribeiro, a categoria reivindica a participação no novo plano de educação e melhores condições de trabalho. 
TAGS: recife | posse | joao | campos | criticas | publico |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL