Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

PANDEMIA

Alimentos: Bolsonaro diz que é melhor inflação do que desabastecimento

Publicado em: 07/01/2021 21:17

 (Foto: Evaristo Sá/AFP)
Foto: Evaristo Sá/AFP
O presidente Jair Bolsonaro afirmou, na noite desta quinta-feira (7), que é preferível ter alta na inflação de alimentos como arroz, leite, óleo e carne do que enfrentar o desabastecimento. A declaração ocorreu durante a transmissão da live nas redes sociais. O presidente ainda lembrou medidas tomadas pelo governo para ajudar estados e municípios.

"Me chamam de genocida, que somos grandes matadores de inocentes. Dizendo que nós não fizemos nada para que mortes fossem evitadas. Um dos maiores programas de socorro. R$ 292 bilhões. O menor estado do Brasil, Roraima, recebeu R$ 1 bilhão. O dobro do PIB deles. Isso girou a economia. Teve inflação de alguma coisa? Teve. Aumentou arroz, carne. Mas pior do que a situação que teve na cesta básica é o desabastecimento. Se o povo do campo não tivesse trabalhado, não teria comida na sua mesa”, disse o mandatário, finalizando com uma referência ao lockdown “que fechar tudo é uma irresponsabilidade”.

O índice de preços dos alimentos da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) subiu 2,2% em dezembro passado, na comparação com o mês anterior, alcançando média de 107,5 pontos, marcando o sétimo mês de aumento consecutivo. Para todo o ano de 2020, o índice a média registrada foi de 97,9 pontos, maior alta em três anos e um aumento de 3,1% em relação a 2019.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 25/01
Enem 2020: professores do Colégio Núcleo comentam ao vivo as provas deste domingo
Verão inspira cuidados com a saúde e alimentação
Resumo da semana: enfim, a vacina, posse de Biden e cerco contra os fura-filas
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco