Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

RECIFE

'Vencemos o primeiro turno e vamos vencer o segundo', diz João Campos

Publicado em: 16/11/2020 02:15 | Atualizado em: 16/11/2020 02:30

 (Foto: Paulo Paiva/DP)
Foto: Paulo Paiva/DP

Mesmo com uma diferença apertada – de menos de 10 mil votos – em relação à segunda colocada, Marília Arraes (PT), João Campos afirmou ter certeza da vitória do PSB no segundo turno da disputa pela Prefeitura do Recife. Em pronunciamento após o resultado das urnas nesse domingo (15), o socialista disse que o Partido dos Trabalhadores representa o passado. Apresentou-se como o futuro e fez alusão a antigas gestões petistas para justificar a confiança em relação ao êxito na segunda etapa do pleito.  

 

“O Recife não vai andar para trás. Ninguém falou mais de futuro, apresentou mais caminhos para a gente avançar nesta eleição do que a nossa candidatura. O Recife conhece o que PT e as suas 'arengas' fizeram na nossa cidade. Quando uma pessoa pode escolher entre o futuro e o passado, é claro que vai escolher o futuro”, disse o candidato. “Hoje, meu coração só tem gratidão e o sentimento de vitória. Vencemos no primeiro turno e vamos vencer no segundo”, completou.

 

Acompanhado de deputados federais e de secretários das gestões estadual e municipal, além da candidata a vice-prefeita, Isabella de Roldão (PDT); do governador do estado, Paulo Câmara; do prefeito do Recife, Geraldo Julio; da namorada, a deputada federal Tábata Amaral (DEM-SP) e da mãe, Renata Campos, o socialista acompanhou a apuração dos votos no Recife Praia Hotel, no Pina, Zona Sul da cidade. Surgiu para falar com a imprensa por volta das 23h. Após o discurso, João Campos e militantes do PSB cantaram o frevo Madeira que cupim não rói.

O candidato afirmou ainda que vai trabalhar para o sucesso no segundo turno a partir das primeiras horas desta segunda-feira (16). “Logo cedo, vamos reunir a Frente Popular (formada por 12 partidos) para tomar as diretrizes da nossa campanha. A partir das 17h, quando está autorizado a começar (a campanha para) o segundo turno, vamos andar todas as ruas da cidade do Recife, fazendo porta a porta e ouvindo as pessoas”, disse.

 

 (Foto: Paulo Paiva/DP)
Foto: Paulo Paiva/DP

Além de agradecer às 233.028 pessoas que votaram nele, João Campos se dirigiu aos eleitores de outros candidatos. “Também venho aqui para agradecer a quem participou do processo eleitoral, àqueles que eventualmente não puderam ter votado na gente nesse primeiro turno, mas que fizeram a escolha de participar da democracia, de exercer o seu direito de votar, de apontar um caminho”, afirmou.

 

Sobre possíveis alianças com outros candidatos que não passaram para o segundo turno, como Mendonça Filho (DEM) e Patrícia Domingos (Podemos), o presidente do PSB, Sileno Guedes, disse que a campanha nesta etapa será muito curta, mas que o partido estará aberto a conversas. “Quem quiser conversar, tiver disposição e quiser entender que o nosso projeto é o melhor para o futuro da cidade, estaremos abertos a dialogar sem nenhuma dificuldade”, disse.

 

Guedes pontuou ainda que a eleição no Recife está ocorrendo dentro do que o partido havia imaginado. “A gente já tinha, desde o início, a indicação de dois turnos. Sempre trabalhamos com essa hipótese. Agora, a gente vai fazer uma campanha ouvindo mais as pessoas, inclusive as que não fizeram a opção de votar conosco no primeiro turno para demostrar o que estamos apresentando para a cidade e também o que pode representar uma eleição do PT no Recife”, afirmou.  

 

O presidente do PSB lembrou ainda que esta não será a primeira vez que os partidos se enfrentam. Nas eleições de 2012 e 2016, os socialistas saíram vitoriosos. “Vamos ganhar novamente porque o Recife já viveu a experiência de ser governado pelo PT e está vivendo a experiência das inovações que o PSB trouxe e os grandes desafios que João está propondo para 2021. A gente não vê nenhuma novidade ou cuidado maior por conta disso”, pontuou Sileno Guedes. 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Vacina russa afirma ter 95% de eficiência
ONU condena racismo estrutural no Brasil
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 24/11
De 1 a 5: a artista Isabela Cribari fala de suas obras na exposição Antropocenas
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco