Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

Porto Alegre: Manuela d'Ávila vota e vislumbra 2º turno

Publicado em: 15/11/2020 15:10 | Atualizado em: 15/11/2020 16:00

 (Foto: Divulgação/rede social)
Foto: Divulgação/rede social
Em primeiro lugar nas pesquisas da disputa pela Prefeitura de Porto Alegre, Manuela d’Ávila (PCdoB) votou na manhã deste domingo (15) na capital gaúcha. Ao vislumbrar o segundo turno, no próximo dia 29, a candidata afirmou, segundo informações do portal Gaúcha Zero Hora: “Não vai ser mais uma candidata contra 10 candidatos. Vai ser um contra uma”.

A última pesquisa Ibope divulgada pela RBS TV no último sábado (14) mostrou Manuela em primeiro, com 40%, e Sebastião Melo (MDB) em seguida com 25%. Nas capitais brasileiras, apenas Manuela e a prefeita de Palmas (TO), Cinthia Ribeiro (PSDB), aparecem em primeiro lugar nas pesquisas.

Há, no entanto, outras cinco cidades com candidatas vislumbrando a disputa no segundo turno. Em Aracaju (SE), a Delegada Danielle (Cidadania) está em segundo lugar na última pesquisa Ibope divulgada na quinta-feira (12). Em Porto Velho, a vereadora Cristiane Lopes (PP) está em terceiro, mas empatada tecnicamente com o segundo colocado, conforme pesquisa Ibope divulgada no último dia 11.

Há ainda em Recife (PB), disputa que deve ficar em família, com a deputada federal Marília Arraes (PT) em segundo e seu primo, João Campos (PSB), em primeiro, com uma diferença de 13%, de acordo com pesquisa Ibope divulgada no último sábado (14). Em Rio Branco (AC), a prefeita Socorro Neri (PSB) está em segundo lugar, empatada com outro candidato, conforme pesquisa Ibope divulgada no último dia 10.

No Rio de Janeiro, o segundo turno segue indefinido. A deputada estadual Martha Rocha (PDT) e a deputada federal Benedita da Silva (PT) estão em terceiro e quarto lugar, respectivamente, segundo pesquisa Datafolha divulgada no último sábado (14), mas empatadas tecnicamente. Ambas têm possibilidade de ultrapassar o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) e ir ao segundo turno com Eduardo Paes (DEM).

Em 2016, apenas uma mulher teve sucesso nas urnas nas grandes cidades: Teresa Surita (MDB), em Boa Vista (RR). Analistas políticas, no entanto, acreditam que neste ano o cenário será melhor e haverá mais mulheres eleitas. Nas capitais, são 57 mulheres candidatas contra 256 homens. Belém (PA), Manaus (AM) e São Luís (MA) não possuem candidatas a prefeita.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Entrevista com o governador Paulo Câmara
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 04/12
Um milhão de doses da CoronaVac chegam em São Paulo
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 03/12
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco