Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

Eleições

Pesqueira elege seu primeiro prefeito Xukuru

Publicado em: 17/11/2020 09:00 | Atualizado em: 17/11/2020 11:54

 (Redes Sociais/ Divulgação)
Redes Sociais/ Divulgação

Neste domingo, o município de Pesqueira escolheu o Cacique Marquinhos Xukuru (Republicanos)  para o cargo de prefeito. Marquinhos foi o primeiro Cacique a ser eleito prefeito no município. Ele concorreu por um partido de direita, a sua coligação, Pesqueira de todos nós, contou com a participação do PL, PT e PTB. 


Em 2016, Maria Jose (PRP), foi eleita a prefeita de Pesqueira com 79,45% dos votos válidos. Neste ano, a então prefeita tentou reeleição pelo DEM, mas ficou em segundo lugar, com 45,48% dos votos. O Cacique teve 51,60% dos votos válidos no município.


“Um povo que pode identificar-se com suas origens e ter a esperança de dias melhores é um povo que caminha para a sua libertação”, disse Marquinhos, em suas redes sociais, dois dias antes das eleições. Os Xukurus são um grupo indígena do Brasil, descendentes dos Tarairús, da Serra do Ororubá, localizada em Pesqueira (Poção). 


Para Daniel Ribeiro, assessor jurídico do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) Regional Nordeste, a candidatura do Cacique é histórica. “É um marco histórico, é importante que seja vista como um exemplo de luta e resistência. O povo Xukuru tem um passado de muitas violações dos direitos humanos cometidas pelo estado brasileiro e oligarquias locais”, ressaltou.


“Uma candidatura indígena traz a esperança de que as políticas públicas e direitos das populações excluídas do sistema sejam respeitados e garantidos”, destacou Daniel.


Segundo dados da Apoinme - Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e. Espírito Santo-  Pernambuco tem uma população de mais de 45 mil indígenas.  Em 2020, cinco  representantes indígenas foram eleitos para o cargo de vereador no estado, são eles:  Gilson Fulni-ô (Avante) e Valdo do Xixiakhlá Fulni-ô (PV), em Águas Belas; Preto Kapinawá (MDB), em Buíque e em Pesqueira, Pastinha Xukuru e Sil Xukuru (reeleito), ambos pelo Republicanos.


No dia da votação, o então candidato Marquinhos se posicionou nas redes sociais, agradecendo aos apoiadores. “Estamos a poucas horas de concretizar o sonho da maioria da população pesqueirense, que é o resgate do orgulho de pertencer a esta terra. Neste domingo (15), iremos às urnas para fazer dessa cidade a Pesqueira de todos nós”, ressaltou em um trecho da postagem.

 


TRE

Marquinhos pode não chegar à prefeitura em 2021. O Tribunal Regional Eleitoral indeferiu a candidatura do Cacique, mas a campanha já recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral(TSE) e o resultado está, no momento, sob judice.

 



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Moderna espera entregar sua vacina antes do Natal
OMS alerta para situação do Brasil e México na pandemia
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 30/11
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 01/12
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco