Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

NOVO MINISTRO

Nunes Marques estreia em sessão do STF e promete atuação sóbria

Publicado em: 10/11/2020 15:45 | Atualizado em: 10/11/2020 15:49

 (Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF)
Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF
Novo integrante do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Kassio Nunes Marques fez sua estreia na Corte nesta terça-feira (10). Em sessão na Segunda Turma, ele agradeceu aos colegas pelo "acolhimento" e prometeu uma atuação sóbria e sintética em seus votos.

"Vossas Excelências vão ter a oportunidade de perceber que eu falo muito pouco. Não sou muito fã da minha própria voz. E sou fã do poder de síntese", disse ele, após as saudações de boas-vindas dos ministros Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowksi, Cármen Lúcia e Edson Fachin.

Marques tomou posse na última quinta-feira (5), ocupando a vaga deixada pelo agora ex-ministro Celso de Mello, que se aposentou após completar 75 anos em outubro, na mais alta corte do país. Ele, como manda o protocolo, foi indicado pelo presidente da República para o cargo, passando pelas análise e aprovação do Senado. 

Ainda na sessão desta terça, Marques se disse emocionado por integrar o colegiado, cujos integrantes "coincidentemente foram as primeiras pessoas que, ainda naquela fase inicial, demonstraram carinho com a indicação" de seu nome pelo presidente Jair Bolsonaro. 

"Recebi ligações da ministra Cármen, do ministro Fachin, do ministro Lewandowski, e isso me confortou em um momento muito difícil, que todos nós passamos, que é o processo complexo que se inicia com a indicação até a posse", afirmou.

Nesta terça-feira, a Segunda Turma decide a dosimetria da pena que será imposta ao ex-senador Valdir Raupp (MDB-RO) no âmbito da Operação Lava-Jato. Como o antecessor de Marques - o ministro Celso de Mello - já votou nesse processo, o novo integrante não participa do julgamento.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 02/12
Moderna espera entregar sua vacina antes do Natal
OMS alerta para situação do Brasil e México na pandemia
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 30/11
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco