Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

Eleições 2020

João Campos (PSB) firma compromisso com plano Recife 500 anos

Publicado em: 02/11/2020 17:26

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
O candidato a prefeito do Recife pela Frente Popular, João Campos (PSB), firmou, nesta segunda, novos compromissos para a construção de um município, segundo ele, melhor para os recifenses. Durante a reunião com o presidente da Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES), Marcos Baptista, o socialista assinou cartas compromisso com o plano Recife 500 anos e com o Programa Cidades Sustentáveis. 

“O Recife será a primeira capital do Brasil a completar 500 anos, e precisamos planejar ações para reduzir desigualdades sociais na nossa cidade e promover, sempre, a inclusão. E precisamos seguir alinhados com iniciativas como esses documentos. Nossa gestão terá o compromisso com as metas estabelecidas com o plano Recife 500 e, sem dúvida, vamos dialogar com a iniciativa para que possamos seguir as estratégias previstas, sempre promovendo ampla participação popular antes de qualquer processo decisório”, destacou Campos, salientando que a sua última proposta apresentada - para ampliação da malha cicloviária do município - dialoga diretamente com as diretrizes do plano. 
 
 
Plano 
O primeiro documento apresenta um planejamento estratégico para a cidade até 2037, quando a capital pernambucana completará 500 anos. Já o segundo está estruturado em 12 eixos temáticos e alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e oferece ferramentas e metodologias de apoio à gestão pública e ao planejamento urbano.

O Plano Recife 500 Anos é composto por diretrizes, sínteses e 17 caminhos estratégicos que foram pensados para construir o Recife do amanhã. O documento apresenta seis grandes eixos: primeira infância, conexão de espaços públicos, água, infraestrutura, conectividade e transparência de informações. 

A carta do Programa Sustentáveis estabelece que o próximo gestor firme o compromisso de fazer um diagnóstico com planos e metas, redução da desigualdade, criação de Comissão Municipal para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), melhorias que atendam a Lei de Acesso à Informação, combate à corrupção, utilização de plataformas do Programa Cidades Sustentáveis e adesão ao Pacto pelo Clima e Energia. 

A carta compromisso Recife 500 anos é um plano estratégico para o desenvolvimento ordenado da cidade sob a perspectiva da inclusão e desenvolvimento humano, desenvolvimento econômico, espaço urbano e mobilidade, sustentabilidade e meio ambiente. Todo o processo de construção é realizado em conjunto com a população, que possui papel fundamental em todas as fases da sua elaboração.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 02/12
Moderna espera entregar sua vacina antes do Natal
OMS alerta para situação do Brasil e México na pandemia
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 30/11
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco