Diario de Pernambuco
Busca

Eleições 2020

Em cerimônia pública, TRE-PE começa a preparar as urnas do estado

Publicado em: 02/11/2020 14:55 | Atualizado em: 02/11/2020 14:56

 (Foto: TRE/Divulgação)
Foto: TRE/Divulgação
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) inicia nesta terça-feira (3), às 8h, o processo de preparação das 20.541 urnas eletrônicas usadas nas eleições de novembro. Serão 18.771 urnas instaladas nas seções eleitorais do estado e 1.770 de reserva.

A preparação acontece nos 18 polos eleitorais que atendem aos 184 municípios, sempre em cerimônias públicas. No polo 1, que contempla Recife, Olinda, Camaragibe e São Lourenço da Mata, a preparação acontecerá na unidade do TRE-PE localizada no Bongi, na Avenida Cônsul Vilares Fragoso, 291, e contará com a presença do presidente do TRE-PE, desembargador Frederico Neves. Serão preparadas 4.058 urnas eletrônicas para votação e 373 urnas de contingência. Para tal, 221 pessoas estão envolvidas no processo.

A preparação em todo o estado vai até o próximo dia 10. Tecnicamente chamado de Cerimônia de Carga e Lacre das Urnas, o evento ocorre com total transparência e consiste em inserir nas urnas eletrônicas os dados referentes aos candidatos e eleitores. Todos os procedimentos que envolvem as mídias e as urnas eletrônicas são realizados em cerimônias públicas, com a participação do juiz eleitoral e convocação, por edital, dos representantes do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), partidos políticos e as coligações.

Participam ainda da cerimônia os servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral que atuam diretamente nessa etapa das eleições. Por meio da operação, feita urna a urna, são inseridas todas as informações necessárias à realização do pleito: os programas de votação, a relação de eleitores da respectiva seção eleitoral, os dados de partidos, coligações e os nomes e fotos de todos os concorrentes aptos a disputar a eleição, inclusive os que têm registros indeferidos e aguardam julgamento de recursos.

Depois de inseridas todas essas informações, as urnas eletrônicas são lacradas e estão prontas para serem utilizadas nas eleições – a máquina lacrada só realiza operações em dia e horário predeterminados. As eleições acontecem em 15 de novembro (primeiro turno) e, se houver segundo turno, em 29 de novembro.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL